FecharX

Mineirão é palco de abraço contra a violência

<p>Mais de cinco mil pessoas lembraram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes</p>



Créditos da imagem: Euler Júnior/EM/D.A. Press
Main grey
Euler Júnior/EM/D.A. Press
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, mais de cinco mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, participaram de um abraço simbólico ao redor do estádio Mineirão, nesta sexta-feira (17).

A intenção da manifestação é sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para essa luta permanente, que requer a participação de todos devido à magnitude que a violência sexual de crianças e adolescentes representa para a sociedade.

O representante da Ação Social Técnica Tio Beijo, Jonathan Eduardo, que acompanhou cerca de 40 adolescentes ao evento, considerou a iniciativa extremamente positiva. ?Aqui, cruzeirenses, atleticanos, americanos, todos os times e torcidas se uniram por um único ideal, que é a defesa das crianças e adolescentes. Tenho certeza que várias pessoas se sentirão mais mobilizadas vendo esses jovens aqui hoje?, garantiu.

As denúncias de qualquer tipo de violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes podem ser registradas por meio do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19) da Sedese. A ligação é gratuita, sigilosa e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

A data

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº. 9970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), uma menina de oito anos de idade foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta da cidade. O crime bárbaro chocou a opinião pública nacional e ficou conhecido como o ?Crime Araceli?, nome da vítima. Apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.

Agência Minas