FecharX

Migração é tema do eixo curatorial de setembro do Sesc Palladium

Centro cultural vai apresentar atrações que acordam deslocamentos e novos territórios



Créditos da imagem: Viviana Cangialosi / Divulgação
Main 192132 bianco nu
Bianco su Bianco é um dos destaques do Sesc Palladium, em setembro
Redação Sou BH
30/08/16 às 17:53
Atualizado em 01/02/19 às 19:32

Em setembro, o Sesc Palladium convida o público de Belo Horizonte a enxergar a cultura por meio de um encontro de realidades e olhares distintos. O centro cultural aborda em seu eixo curatorial a migração, mostrando aspectos culturais dos deslocamentos de povos, das travessias de fronteiras e do choque que os encontros étnicos proporcionam.

A ideia é explorar esse universo por meio de vários espetáculos artísticos, com uma programação que abrange os deslocamentos forçados e necessários, além da busca daqueles que querem uma vida melhor. Serão apresentações de música, teatro, dança, literatura, cinema, e artes visuais.

Durante todo o mês, os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, com matrícula em dia, têm desconto de de 60% sobre o valor da inteira, mediante apresentação da carteirinha. Os eventos em parceria entre o Sesc Palladium e produtores, agentes ou instituições externas, realizados no grande teatro, terão desconto de 60%, limitado a 200 lugares.

Programação

Para quem gosta de teatro, logo no dia 2 e 3 de setembro, o projeto Criações de Bolso apresenta o espetáculo Coisas Úteis e Agradáveis, uma história dramática vivida na Índia. Depois, de 23 a 25, o mesmo projeto traz à cena a peça São Paulo Refúgio, que tem em seu repertório canções colhidas no Vale do Jequitinhonha.

Nos dias 6, 9 e 10, o Sesc Palladium traz um novo projeto. Trata-se do Conexões Teatrais que apresentará as peças Por Elise e Bianco su Bianco, no Grande Teatro. Este último espetáculo é intimista e de rara beleza, revelando ao público ilusões e artifícios A ideia do projeto é levar ao Sesc Palladium grupos, artistas e profissionais da área teatral de outros países, promovendo a troca entre esses convidados e artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana, por meio de encontros, oficinas e mesas de debate.

O Cine Sesc Palladium recebe, de 8 a 14 de setembro, a exibição de Errante – Um filme de encontros. A obra brasileira, produzida em 2015, faz parte do projeto Cinema em Transe. De 15 a 30, outros filmes serão exibidos dentro da programação da Mostra Linhas Imaginárias.

A programação literária apresenta, no dia 14, Beatriz Azevedo e banda com o espetáculo antroPOPhagia, com poemas de autoria da cantora, com participação de Moreno Veloso. A apresentação faz parte do projeto Digas! Poesia Falada.

Entre 14 e 16 de setembro, o projeto Ouço, Crio e Recrio apresenta o infantil Contos e canções para sonhar um mundo novo. O espetáculo traz histórias, músicas e brincadeiras de vários povos e lugares.

Fechando a programação literária, no dia 30, acontece o lançamento da nova edição de Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, do francês Jean Baptiste Debret.

Nas artes integradas, o projeto Palco Biblioteca traz  o evento Minha vida é um Limão, de Agustín Arosteguy, no dia 29. Essa edição do projeto terá a participação da convidada Guga Barros.