FecharX

Lar Teresa de Jesus acolhe pacientes oncológicos de todas as idades que vêm do interior

A instituição funciona todos os dias da semana e oferece desde hospedagem até transporte dos pacientes aos hospitais



Créditos da imagem: Divulgação
Main 235617 lar
Redação Sou BH
22/12/17 às 23:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

Há 18 anos, a Associação Lar Teresa de Jesus foi fundada pela dona Maria Magdalena de Araújo. Ela trabalhava em hospitais, acompanhava a rotina de pacientes oncológicos carentes do interior que vinham à capital e a dificuldade de terem um lugar para ficar.

Com isso, fundou o lar. Sem fins lucrativos, acolhe pessoas de todas as faixas etárias, em situação de vulnerabilidade socioeconômica que vêm do interior. Para tratamento de câncer e outras doenças crônicas na rede pública, está aberto todos os dias da semana, 24h por dia.

Com essa iniciativa, já acolheu mais de 18 mil pacientes e seus acompanhantes, oferecendo serviços de hospedagem, 6 refeições diárias, higiene, atendimento psicológico, transporte para os hospitais, atendimento socioassistencial. Além disso, atividades de entretenimento, como o bingo, oficinas e terapias complementares.

Semanalmente, o lar acolhe aproximadamente 55 pessoas e de 130 a 150 por mês, que se encontram em tratamento (radioterapia/quimioterapia), no pós-cirúrgico e no retorno para acompanhamento clínico médico. 

Procura garantir o apoio e o zelo de um lar. O enfermo e o seu acompanhante permanecem durante o período das sessões do tratamento - 90 % são pacientes oncológicos e 10 % outras doenças.

Quem precisa do lar, pode ser através de uma solicitação da Secretaria de Saúde de cada município, ou por encaminhamento de Assistentes Sociais dos hospitais de referência em Belo Horizonte: Hospital Felício Roxo, Hospital Luxemburgo, Mário Pena, Instituto de Radioterapia São Francisco, Hospital da Baleia, Santa Casa, Hospital Alberto Cavalcanti, Hospital e Maternidade Odete Valadares e Hospital das Clínicas. 

O Lar Tereza de Jesus conta com voluntários, funcionários e empresas que adotam a causa, além dos bazares, eventos e parcerias. 

Para ajudar, podem ser feitas doações de roupas, comidas, material de limpeza, higiene, dentre outros na Av. do Contorno 9297 – Prado. Para mais informações, você pode entrar em contato pelo telefone
(31) 3291 -1330 ou pela página do Facebook.