FecharX

Jardim Botânico de BH conquista registro internacional

<p>O registro significa reconhecimento internacional para o herbário e um avanço para o Jardim Botânico</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main 2 jardim
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

O mês de setembro trouxe uma importante conquista para o Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), o registro do herbário BHZB no Index Herbariorum (IH), que engloba informações dos principais herbários públicos do mundo, gerenciado pela Associação Internacional para Taxonomia Vegetal (IAPT), sediada no Jardim Botânico de Nova York, nos Estados Unidos. Taxonomia vegetal é o setor da botânica que tem por finalidade agrupar as plantas dentro de um sistema de classificação, levando em consideração suas características morfológicas internas e externas, suas relações genéticas e suas afinidades.

Inscrito com o acrônimo de BHZB, o registro significa reconhecimento internacional para o herbário e um avanço para o Jardim Botânico. Esse registro, além da legalização da coleção, facilitará o intercâmbio de plantas, o envio para especialistas e o recebimento de doações de plantas provenientes de outros projetos.

O herbário da FZB-BH tem como objetivo catalogar as espécies existentes nas suas coleções vivas e reservas, além daquelas obtidas por coletas feitas em Minas Gerais. Suas coleções mais importantes são as da Serra da Moeda, da Serra do Caraça, da reserva da Fundação Zoo-Botânica de BH, da Flora do Norte e Nordeste de Minas Gerais, RPPN Brumas do Espinhaço e coleções vivas do Jardim Botânico.

O Index Herbariorum (IH) registra apenas herbários com coleção suficientemente grande (5 mil exemplares no mínimo) acessível aos cientistas e ativamente gerenciada. Os herbários registrados também devem demonstrar possibilidade de continuação das suas atividades de pesquisa, coleção científica relevante e pesquisadores associados. No Index Herbariorum são incluídas informações sobre localização física, dados da coleção botânica, história e equipe de pesquisadores (com o contato e as áreas de estudo de cada membro) do herbário.