FecharX

Iluminação de Natal da Praça da Liberdade vai ser inaugurada nos próximos dias

Iepha-MG prevê duas possíveis datas para o lançamento: 6 ou 10 de dezembro



Créditos da imagem: Divino Advincula/PBH
Main 210623 pra%c3%a7a natal divino advincula pbh
Redação Sou BH
30/11/18 às 14:47
Atualizado em 01/02/19 às 19:45

Por Camila Saraiva

Com o suspense da reabertura da Praça da Liberdade e a proximidade do Natal, muitos belo-horizontinos estão curiosos para ver a decoração mais aguardada da cidade. Então é bom ficar atento a duas datas: 6 e 10 de dezembro. Segundo a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Michele Arroyo, a inauguração da iluminação da praça deve acontecer em um desses dias.

“A decoração de Natal foi objeto de concurso. O tema este ano foi Música de Minas, em função do registro da viola como patrimônio cultural do estado e o projeto já está sendo todo instalado. A previsão é que seja entregue ao público em duas datas possíveis, dia 6 ou 10”, conta Michele.

Serão três pontos especiais de iluminação natalina na praça: Coreto, Alameda de Travessia e a Árvore de Natal. A fonte luminosa também terá um jogo de cores diferentes para a ocasião e a Casa do Papai Noel será instalada na Praça Carlos Drumond de Andrade, no anexo da Biblioteca Pública Estadual.

Reabertura da praça

Depois de quase cinco meses de obras para a revitalização de um dos pontos turísticos mais queridos de BH, os moradores e visitantes da capital já podem se animar. Segundo o Iepha-MG e a BHIP, empresa responsável pelo projeto de iluminação pública do local, as obras já estão concluídas.

“A partir de sábado a praça já pode ser reaberta para a população, do ponto de vista das obras. Aí vai depender do prefeito definir qual vai ser o calendário para a retirada dos tapumes, que leva uns dois dias”, explica a presidente do Iepha-MG.

Renovada

Os trabalhos na Praça da Liberdade foram desenvolvidos em três grandes ações:

1 - A requalificação das estruturas físicas, da jardinagem da praça e dos elementos artísticos, feita em parceria entre o estado, a Vale e a Cemig;

2 - A iluminação pública de destaque, que ficou a cargo da prefeitura, por meio da BHIP;

3 – A melhoria das travessias de acesso à praça, também sob responsabilidade da prefeitura e da BHTrans. Segundo Michele, essa última ainda não foi concluída em razão da complexidade de intervenções no trânsito da região.

Restarão duas ações que devem ser concluídas em janeiro, no período de estiagem na cidade. A pintura da cúpula do coreto leva uma tinta especial e por isso o local tem que estar totalmente seco, além disso depois do trabalho não pode chover por sete dias. O polimento do piso da parte ampliada pela BHTrans também não pode ser molhado depois da pintura.