FecharX

FIT divulga espetáculos escolhidos para mostra local

Dez produções mineiras foram selecionadas



Créditos da imagem: Divulgação Cia Vórtica/Pedro Carvalho/Adriana Moura
Main 170442 page
Redação Sou BH
04/09/18 às 18:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:39
A 14ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT-BH) recebeu um recorde de 178 inscrições para a mostra local e divulgou a lista dos dez espetáculos escolhidos para se apresentarem no evento. Foram oito montagens nas categorias palco e espaço alternativo, e duas, no quesito rua. 

Os trabalhos selecionados são: Rua das Camélias (Cia. Vórtica de Teatro), Two Ladies (Oh Ladies! Group), Peixes (Ana Régis), Espécie (Igor Leal – Beijo no seu Preconceito), Fuck her (Ludmilla Ramalho), Deformação (Priscila Rezende), A Jagunça (Insólita Companhia), O Grito do Outro – O Grito Meu! (Cia. Espaço Preto), Sublime Travessia (Dudude) e A Santa do Capital (Cóccix Companhia Teatral). A classificação completa dos espetáculos pode ser conferida pelo site do FIT.
seleção foi feita por uma comissão composta por membros da sociedade civil e da administração pública. Os espetáculos foram assistidos e avaliados pela comissão em registro audiovisuais disponibilizados pelos artistas. 

Durante o processo seletivo, feito em etapa única, foram considerados os seguintes itens: dramaturgia; encenação; atuação; concepção do espaço cênico e demais elementos que compõem o espetáculo, tais como iluminação, sonoplastia, cenário, figurinos, adereços, objetos de cena e outros componentes; viabilidade técnica e viabilidade orçamentária. O desenvolvimento do conceito “Corpos-dialetos” que permeia toda a programação do FIT-BH deste ano também foi considerado na escolha das obras. 

Assim como os trabalhos apresentados nas mostras nacional e internacional, os espetáculos escolhidos para a mostra local ressaltam, em sua encenação, um teatro brasileiro contemporâneo marcado por debates sobre questões de gênero e étnico-raciais.

Sobre o FIT

Desde a criação em 1994, o FIT-BH conquistou espaço no calendário cultural de Belo Horizonte. Durante 24 anos e 13 edições, o festival recebeu artistas e companhias de 42 países e ofereceu ao público belo-horizontino 365 espetáculos com linguagens e formatos diferentes, que ocuparam diversos teatros, espaços públicos e alternativos da capital. Desse total, 115 obras foram apresentadas por grupos e coletivos de Minas Gerais.