FecharX

Faltam 5 prédios para completar a Praça da Liberdade

<p>O Circuito Cultural Praça da Liberdade ganha mais um espaço: a Casa Fiat de Cultura</p>



Créditos da imagem:
Main circcultpcaliberdade divulg
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

No passado, a Praça da Liberdade chamava a atenção por sua beleza e por ser o centro do poder político mineiro. Hoje, se destaca por abrigar um dos mais importantes circuitos culturais do país. ?Uma grande ideia?, na opinião do belo-horizontino André Soares, 29 anos, que elogia a forma criativa e interessante como o conhecimento é transmitido nos espaços que compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Segundo a gerente executiva do circuito, Cristiana Kumaira, a proposta é mesmo garantir que o público conheça Minas Gerais em seus diversos aspectos por meio de uma programação diversificada e múltiplas experiências. ?O grande diferencial é poder usufruir desta diversidade em uma mesma região da capital?, ressalta. São doze espaços e museus em funcionamento, todos com entrada gratuita. Agora faltam apenas cinco instituições que estão em processo de implantação.

A transferência da sede do Governo de Minas Gerais para a Cidade Administrativa foi o que possibilitou essa transformação dos prédios das secretarias em espaços culturais. Inaugurada hoje (10) a Casa Fiat de Cultura, por exemplo, ocupa o antigo Palácio dos Despachos, que, assim como os demais, passou por um cuidadoso processo de restauração. O novo ambiente conta com cinco pavimentos, em destaque a construção de uma reserva técnica (para conservação e movimentação dos acervos), um elevador para cargas especiais (capacidade de 2,5 toneladas e cerca de 25m2) e completa acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Com oito anos de atuação, a Casa Fiat estava instalada no bairro Belvedere e, de acordo com o seu presidente, José Eduardo de Lima Pereira, a mudança aconteceu principalmente por causa do público. ?A vinda para a Praça da Liberdade nos aproxima mais das pessoas que não tinham acesso à casa. O público entra porque passa pelo local e fica curioso?. E para marcar sua reabertura, o museu apresenta a exposição "Barroco Itália Brasil - Prata e Ouro", planejada há dois anos especialmente para a inauguração, por se tratar de um tema que envolve Minas Gerais, o vínculo da História mineira com o Barroco. Saiba mais sobre a exposição.

Espaços que integram o Circuito
Criado em 2010, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é hoje o maior conjunto integrado de cultura do Brasil, gerido pelo estado e pelo Instituto Sérgio Magnani. Alguns dos espaços são administrados por empresas privadas, que realizam investimentos para a preservação do patrimônio histórico e artístico e na manutenção dos prédios. Veja a lista de museus e espaços que integram o Circuito:

Em funcionamento, entrada franca:
Arquivo Público Mineiro
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Casa Fiat de Cultura
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
Centro de Arte Popular Cemig
Centro de Formação Artística - Cefar Liberdade
Espaço do Conhecimento UFMG
Horizonte Sebrae - Casa da Economia Criativa
Memorial Minas Gerais Vale
MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Museu Mineiro
Palácio da Liberdade

Em processo de implantação:
Casa do Automóvel
Centro de Ensaios Abertos - Cena
Centro Cultural Oi Futuro
Escola de Design da UEMG
Centro de referência da música