FecharX

Exposição Êxodos chega ao Inimá de Paula

Belo-horizontinos têm a chance de conhecer as fotografias de Sebastião Salgado



Créditos da imagem: Divulgação
Main exodos 20140828191656
A Humanidade em trânsito é o tema da exposição
Redação Sou BH
28/08/14 às 19:17
Atualizado em 01/02/19 às 19:39

A partir de amanhã (29), o Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro) exibe a exposição “Êxodos”, do premiado fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. A mostra reúne o trabalho de seis anos obtido durante suas viagens a 40 países. O objetivo das imagens é provocar uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas ao retratar a história de pessoas que foram obrigadas a deixar a terra natal.

“Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”.  A frase foi destacada por Sebastião Salgado, na apresentação da exposição fotográfica “Êxodos”, lançada na virada do século, fruto de um trabalho desenvolvido pelo fotógrafo com a parceria de sua esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado.

A exposição “Êxodos” conta a história da humanidade em trânsito. A história de pessoas que se tornaram migrantes, refugiadas ou exiladas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras.

Quem visitar a exposição poderá conferir cenas impactantes, que retratam: a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo; a tragédia sem paralelo da África; o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina; imagens das novas megalópoles asiáticas e, em cada uma dessas situações extremas, o registro dos que, mesmo em meio ao caos, mantém acesa a chama da esperança, as crianças.