FecharX

Impacto do projeto Escola Sem Partido na educação de BH será analisado

A Secretaria Municipal de Educação tem até o próximo mês para responder questionamentos sobre o reflexo da implantação do programa



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
18/08/17 às 17:59
Atualizado em 01/02/19 às 19:05


Divino Advincula/PBH

O impacto de uma possível implantação do projeto Escola Sem Partido na educação pública de Belo Horizonte será analisado pela Câmara Municipal da capital mineira. A Secretaria Municipal de Educação tem até o próximo mês para responder questionamentos sobre a autonomia pedagógica do professor, a manutenção do caráter laico do ensino assim como os reflexos da proposta na relação professor-aluno e da escola-família.

O envio de pedidos desses esclarecimentos ficou definido na quinta-feira (17) em reunião realizada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. Um projeto de lei assinado por 21 vereadores pretende instituir no sistema municipal de ensino o programa Escola Sem Partido, que atualmente tramita em 1º turno.

O texto veda a aplicação dos postulados da chamada “ideologia de gênero” na rede municipal, além de proibir que professores promovam, em sala de aula, interesses, opiniões e concepções próprias, bem como suas preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. De acordo com os autores da proposta, o objetivo é prevenir a doutrinação política e “a usurpação do direito dos pais a que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções”.

Logo após receber as respostas da secretaria municipal, a comissão emitirá seu parecer.

Com Câmara Municipal de Belo Horizonte