FecharX

Dia Nacional de Luta começa com protestos em todo o país

<p>Na capital mineira, cerca de 600 pessoas estão reunidas na Praça Sete nesta quinta-feira (11)</p>



Créditos da imagem: Valter Campanato - ABr
Main 9 manifestacao
Valter Campanato - ABr
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

O dia de hoje (11) promete ser de intensas manifestações no Brasil. Os protagonistas são os trabalhadores, que fazem marchas, protestos e fecham rodovias em todo o país.

As principais reivindicações são pelo fim do fator previdenciário, pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salários, pela aceleração da reforma agrária e pela aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação e de 10% do Orçamento da União para a saúde. Organizações sindicais e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organizam o ato.

Metalúrgicos e trabalhadores da construção civil, bem como operários de obras do Programa de Aceleração do Crescimento, devem aderir totalmente ao movimento. Outras categorias devem parar parcialmente, como bancários e funcionários da área de telefonia.

Em Minas Gerais, trabalhadores da educação, saúde e os eletricitários devem paralisar as atividades. Rodovias também devem ser fechadas por manifestantes. Entre elas a BR-381, em Ipatinga (MG).

Belo Horizonte

Na capital mineira, cerca de 800 pessoas estão reunidas na Praça Sete, na região central, neste Dia Nacional de Luta. Os manifestantes ocupam as Avenidas Afonso Pena e Amazonas. A Polícia Militar de Minas Gerais acompanha de perto toda a movimentação na capital e região metropolitana.

Cerca 20 sindicatos devem aderir ao movimento. Os três grupos principais são os metroviários e profissionais da educação e da saúde. A expectativa é de que eles sigam até a Prefeitura de Belo Horizonte e outros pontos a capital, como a Assembleia Legislativa.

Serviços

As agências bancárias localizadas na Afonso Pena, no entorno da Praça Sete, e a Caixa da Rua Tupinambás estão fechadas. As agências dos Correios funcionam normalmente em Belo Horizonte. Havia previsão de paralisação, mas os funcionários estão trabalhando.  Já o comércio está funcionando normalmente na área central da capital mineira.