FecharX

Detran começa a fiscalizar novas regras para motoboys

<p>Os condutores devem ter curso de especialização, equipamentos individuais de proteção e placa na categoria de aluguel (vermelha)</p>



Créditos da imagem: Reprodução
Main motoboy
Reprodução
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

A partir desta segunda-feira (2), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai fiscalizar o cumprimento das novas regras para motofrete em Minas Gerais. Os motoboys tiveram um prazo de seis meses, depois que a resolução 356 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor, para regularizar a situação das motos.

Além do curso de especialização para motofrete, será exigida dos motofretistas a utilização de equipamentos individuais de proteção, placa na categoria de aluguel (vermelha) e equipamentos de segurança como corta-pipa e mata-cachorro.

Atualmente, para desempenhar a atividade, os condutores devem ser maiores de 21 anos, estar habilitados na categoria ?A? há pelo menos dois anos, possuir curso de especialização em motofretista, adaptar a motocicleta com antena corta-pipas e aparador de pernas e usar colete refletivo e equipamentos de proteção individuais como cotoveleiras, joelheiras e luvas. Além disso, a placa deverá ser registrada na categoria ?Aluguel? (placa vermelha) e passar por vistoria semestral.

A punição para o descumprimento da nova lei vai de remoção do veículo a multa de R$ 191 e perda de sete pontos na habilitação. A falta de acessórios obrigatórios é infração média, com multa de R$ 127 e perda de 5 pontos na carteira.