FecharX

Debate sobre Astronomia na UFMG

<p>Realizado no Circuito Cultural Praça da Liberdade, o evento é gratuito</p>



Créditos da imagem:
Main 1704 astronomia ufmg palestra
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Neste sábado (19), às 11h, o engenheiro civil, químico e astrônomo Cristóvão Jacques fala sobre a Astronomia amadora no Café com Conhecimento, na cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG, no Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Com entrada gratuita, o evento vai mostrar que ao invés de prática restrita aos campi universitários ou a físicos e matemáticos, a astronomia se faz presente em todas as culturas conhecidas, desde os tempos mais remotos. Como lembram os organizadores do evento, ?examinar o céu, situar seus objetos no espaço/tempo e entender o que acontece fora da Terra são desafios abertos para qualquer amante das estrelas?.

Cristovão Jacques conta que começou a observar o céu, ?por paixão?, aos 14 anos. Em sua adolescência, quase não havia livros em português sobre o tema no país. Com o passar dos anos, comprou um telescópio e tornou-se astrônomo amador. Em 2013 com o advogado Eduardo Pimentel e o psicanalista João Ribeiro de Barros construiu, no município de Oliveira, a 120 km de Belo Horizonte, o observatório Sonear, e em janeiro deste ano o trio descobriu o primeiro ?cometa brasileiro?, batizado de C/2014 A4 Sonear.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).