FecharX

Congonhas celebra 30 anos do título de “Patrimônio Mundial”

Até o dia 6 de dezembro, a Prefeitura da cidade histórica vai promover diversas atividades e eventos para comemorar o título



Créditos da imagem: Welerson Athaydes
Main 152257 basilica do sr bom jesus de matosinhos welerson athaydes
Basílica integra o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, construído no século 18, que também conta com a obra-prima de Aleijadinho
Redação Sou BH
15/05/15 às 20:11
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

A partir de domingo (17), a Prefeitura Municipal de Congonhas promove uma programação cultural especial em comemoração aos 30 anos de título de "Patrimônio Mundial".

O título foi conferido pela UNESCO em 1985, ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, construído na segunda metade do século 18, que reúne a Igreja em estilo rococó, além da obra-prima de Aleijadinho, os 12 profetas e as 64 estátuas com a representação dos Passos da Paixão de Cristo.

Ao longo do ano, acontecerão exposições, palestras, debates, inaugurações de espaços culturais, entre outros eventos dedicados à festa.

A abertura será no Espaço Cultural da Romaria, com o tradicional Festival de Quitanda, que destaca o "Patrimônio dos Sabores", representado pelo resgate das receitas de quitandas da culinária mineira. No domingo, a partir das 9h.

Às 20h, será inaugurada a nova sinalização interpretativa do sítio histórico, em frente ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas será a primeira cidade brasileira a implantar o projeto, desenvolvido pela Prefeitura Municipal e financiado pelo Ministério do Turismo com base no manual criado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em parceria com a UNESCO. O objetivo é promover a visibilidade e valorizar os sítios culturais, naturais e mistos existentes no país.

Após, acontece o lançamento de duas exposições: “Patrimônio Mundial”, destacando os 19 sítios culturais e naturais brasileiros e a mostra “Imagens nos Passos”, com ensaios fotográficos sobre as tradições e os cartões-postais de Congonhas.

Para conferir a programação completa, acompanhe o site da Prefeitura de Congonhas