FecharX

Cine Pathé poderá ser reaberto

<p>Projeto irá reformar famoso cinema da capital </p>



Créditos da imagem: naSavassi
Main cinepathe
naSavassi
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 18:58

A capital mineira pode ganhar mais uma sala para exibição de filmes fora da rota de Hollywood. O tradicional Cine Pathé, localizado na Savassi, deve voltar a funcionar na cidade. O Conselho Municipal de Patrimônio de Belo Horizonte acaba de aprovar o projeto da Farkasvölgyi Arquitetura e da PHV Engenharia para erguer um edifício comercial no local. Em contrapartida, as empresas vão reconstituir o cinema e doá-lo à Fundação Municipal de Cultura.

O Cine Pathé foi inaugurado em 1948 e encerrou as atividades na década de 1990. O imóvel de 944 m² é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, o que proíbe que sejam feitas alterações na fachada. Entretanto, o tombamento não tem efeito na área interna, que já foi utilizada como igreja e até estacionamento.

No projeto, o edifício comercial vai dividir espaço com um centro cultural, onde o cinema vai ser instalado. Serão nove andares destinados a salas e escritórios com entrada pela Rua Alagoas. Um estacionamento para 57 carros vai ser construído nos dois andares subterrâneos.

Pela Avenida Cristóvão Colombo, o público terá acesso aos andares do cinema. Os 593 m² devem abrigar um palco para palestras e 252 poltronas, além de espaço para exposição e um café-bar, no primeiro andar. No mezanino, a ideia é criar uma área para manutenção de acervo permanente do Centro de Referência Audiovisual (Crav) e a sala de projeção do cinema.

Se tudo correr como o esperado, o projeto será aprovado pela Secretaria Municipal de Regulação Urbana e as obras terão início em junho deste ano. Serão 24 meses de trabalho, com fim previsto para o primeiro semestre de 2015. O investimento será de R$ 20 milhões.

Depois de pronto, o Cine Pathé será doado à Prefeitura de Belo Horizonte, ficando a cargo da Fundação Municipal de Cultura a operação dos espaços e a implantação dos equipamentos necessários.