FecharX

Cantar em francês pode levá-lo para Paris

<p>Aliança Francesa lança desafio musical para brasileiros</p>



Créditos da imagem:
Main 1606 paris
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

Com o objetivo de valorizar e difundir o repertório da música francesa no Brasil, além de descobrir novos talentos, a Aliança Francesa promove o Festival da Canção Francesa 2014, que vai eleger os três melhores intérpretes brasileiros de músicas francesas ou francófonas. O 1º colocado ganha uma viagem de seis noites para Paris (passagens e hospedagem), o 2º lugar recebe passagens de ida e volta para a capital francesa, e o 3º, um fim de semana no Club Med Brasil.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 6 de agosto. Pode participar qualquer pessoa de nacionalidade brasileira maior de 18 anos. Em Minas Gerais, o candidato deve ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição disponíveis no site. Então deve gravar sua interpretação, em francês, de uma canção francesa composta entre 2004 e 2014, e enviar por e-mail ou deixar pessoalmente na sede da Aliança Francesa Belo Horizonte (R. Tomé de Souza, 1418).

O concurso tem três etapas e a banca julgadora será composta por cinco personalidades ligadas ao meio artístico, à Aliança Francesa, às autoridades francesas e/ou aos representantes dos patrocinadores. Serão avaliados os seguintes quesitos: afinação, ritmo, interpretação, postura cênica e a pronúncia.

A primeira etapa do Festival vai de 6 a 10 de agosto e consiste na pré-seleção de candidatos. Em setembro, acontece a etapa regional, em Belo Horizonte, quando os candidatos pré-selecionados farão uma apresentação ao vivo para a comissão julgadora. Será uma apresentação púbica, no Teatro da Cidade (entrada gratuita, sala sujeita a lotação). Os selecionados em cada etapa regional (Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro) participarão da final nacional, no Rio de Janeiro, em novembro, da qual serão escolhidos os três vencedores.