FecharX

Candidatura da Pampulha é o tema da nova mostra da Casa do Baile

Exposição retrata candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha a Patrimônio Cultural da Humanidade



Créditos da imagem: Thainá Nogueira
Main 143853 mostra reconhecer thaina nogueira
Mostra (Re)conhecer - Conjunto Moderno da Pampulha fica na Casa do Baile até o dia 19 de julho
Redação Sou BH
04/08/15 às 14:33
Atualizado em 01/02/19 às 19:22

O Conjunto Moderno da Pampulha está em processo para se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade. Desde 1996 ele está na lista indicativa do Brasil, e sua candidatura foi retomada pela Prefeitura de Belo Horizonte em dezembro de 2012. Com o aceite da candidatura, em 2015, fica faltando apenas a avaliação do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, órgão consultivo que auxilia a Unesco no julgamento. A decisão final do Comitê do Patrimônio Mundial será proferida em junho de 2016.

Para apresentar pontos importantes da candidatura, a Casa do Baile recebe a mostra (Re)conhecer - Conjunto Moderno da Pampulha. Na exposição, obras de nomes de peso do design e das artes visuais são reunidas para mostrar o processo de forma leve e lúdica.

Os Artistas

Gustavo Greco expõe seu olhar cuidadoso no processo de criação da identidade visual para a candidatura do Conjunto Moderno. Joga com os símbolos e os ícones, nesse sentido, materializa suas ideias e a forma vira função nesta brincadeira moderna de ocupar a Casa do Baile com a sua marca.

O fotógrafo Marcílio Gazzinelli eterniza os instantes do Conjunto Moderno em imagens poéticas (fotografias e vídeos) que transbordam a beleza e os detalhes dos elementos arquitetônicos, paisagísticos e artísticos.

Rogério Fernandes intervém no espelho d’água e realiza uma obra na parede curva da Casa, contrapondo-se ao painel com os croquis originais de Niemeyer. Assim, passado e presente se mesclam e contrastam, formando o amálgama do tempo presente. Rogério defende a Pampulha do século XXI, o vanguardismo que outrora existiu na década de 1940, cabe agora ao artista reinventar.

Muito além do reconhecimento, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade representa uma proteção especial para o Conjunto Moderno da Pampulha, um compromisso estabelecido pela Unesco e por todos os signatários da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, que conta, hoje, com o resguardo de 190 países. Além disso, o aporte de recursos e a valorização dos Patrimônios tendem a contribuir para fomentar o turismo na região, o que gera novos investimentos na economia local e empregos para a população.

Conheça a Rota Niemeyer, um dos principais roteiros turísticos da capital.