FecharX

BH sai na frente em prol da água

Capital receberá diversas atividades para conscientizar população sobre o uso consciente do recurso hídrico



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main beber agua 12 20141010120004
Minas Gerais enfrenta período de seca
Redação Sou BH
10/10/14 às 13:00
Atualizado em 01/02/19 às 19:42

Na próxima semana, Belo Horizonte se tornará a Capital da Água com uma série de ações e atividades. A campanha, com promoção da Prefeitura de Belo Horizonte, começa no domingo (12) com uma caminhada, em que Ryan Hreljac, o jovem se tornou uma liderança mundial em prol da água, estará presente. Na terça-feira (14), um passeio ciclístico noturno está programado para ajudar na conscientização da população para a preservação de bacias hidrográficas e uso consciente do recurso.

De 14 a 17 de outubro, BH será sede do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneos, do Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, da Feira Nacional de Água no Minascentro e de uma Exposição Interativa “Fundo do Poço” na Praça da Liberdade. Além disso, na quinta-feira (16), um passeio motociclístico pela avenida do Contorno, a partir das 20h, sairá da Praça da Liberdade, completando a programação desta campanha.

Aos seis anos, Ryan Hreljac ouviu de sua professora da escola que as crianças africanas não tinham água disponível para matar a sua sede. A partir daí, decidiu que deveria e poderia fazer algo para ajudá-lo. Desde então, já conseguiu matar a sede de quase um milhão de africanos construindo poços.

Cidades mineiras situadas, principalmente, na Bacia do Rio São Francisco, passam por falta de água e algumas já decretaram estado de calamidade pública. Em setembro, a Copasa, que abastece 600 municípios, informou que a crise hídrica é a pior dos últimos cem anos. A empresa diz que, em média, a vazão dos rios do Estado caiu 40%, mas há casos mais críticos e, em algumas cidades, a falta de água já é uma realidade.