FecharX

BH concorre a título de capital da Hora do Planeta

Capital mineira concorre pela segunda vez consecutiva



Créditos da imagem: Charles Tôrres
Main 110900 bh
Belo Horizonte é uma das três cidades brasileiras a participar da Hora do Planeta
Redação Sou BH
28/01/15 às 12:11
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

Pelo segundo ano consecutivo, BH participa da Hora do Planeta. Por meio do ato simbólico, promovido no mundo todo, governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global. Apenas 47 cidades de 17 países foram selecionadas, entre 163 cidades inscritas em 2014 e BH é uma das três cidades brasileiras selecionadas, junto com Rio de Janeiro e São Paulo.

Para dar uma dimensão maior ao evento, a WWF (“Word Wide Fund For Nature” ou Fundo Mundial para a Natureza), com o apoio do Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, promove a “Hora do Planeta – O Desafio das Cidades” (Earth Hour City Challenge - EHCC), por meio do programa “We Love Cities”, que vai homenagear uma entre as 47 cidades selecionadas em todo o mundo, para receber o título de Capital da Hora do Planeta. A escolha da cidade é por votação popular e júri técnico.

Segundo Délio Malheiros, vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente da capital, a iniciativa vai além de apagar as luzes durante a Hora do Planeta e representa um esforço para o engajamento das cidades contra o agravamento das mudanças climáticas. A Hora do Planeta começou em 2007 em Sydney, na Austrália, quando dois milhões de pessoas se manifestaram contra as mudanças climáticas e desligaram as luzes das casas e empresas. Na última edição, centenas de milhões de pessoas de 152 países desligaram os interruptores de suas residências para demonstrar seu compromisso de apoiar o planeta.

O resultado será apresentado no dia 27 de março, em Seul, na Coreia do Sul. Uma das cidades terá também o título de Capital Global da Hora do Planeta, que também será anunciado no mesmo dia e local.

Via: PBH