FecharX

BH registra quatro casos de Influenza A; Campanha de vacinação contra a gripe começa em abril

Em Minas, 130 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) foram confirmados, sendo oito de Influenza



Créditos da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Main 212624 marcelo camargo agencia brasil
Redação Sou BH
23/03/18 às 21:45
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

A Secretaria do Estado de Saúde, Minas Gerais confirmou nesta sexta-feira (23) a notificação de 221 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) em 2018. Até o momento, 130 foram processados e confirmados sendo que oito deles foram diagnosticados como Influenza (gripe), uma doença grave que pode levar a óbito. Em BH, quatro casos foram registrados como Influenza do tipo A/H3 Sazonal.

A secretaria também confirmou para o dia 16 de abril o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A ação é de grande relevância uma vez que estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza. Até o momento nenhum desses casos de SRAG, causado pela Influenza, evoluiu para o óbito.

Números

Dos casos associados a Influenza, 75,0% (6/8) eram Influenza A e 25,0% (2/ 8) Influenza B. Naqueles em que foi identificado o vírus A, o subtipo A/H3 sazonal é o de maior proporção com 100% (6/6). Os municípios que tiveram casos registrados de SRAG causados pelo vírus da Influenza foram: Belo Horizonte (4 casos Influenza A/H3 Sazonal); Uberlândia (1 caso Influenza A/H3) e Varginha (1 caso Influenza A/H3), Juiz de Fora (1 caso Influenza B) e Lagoa Santa (1 caso Influenza B).


Divulgação/Secretaria de Estado de Saúde MG

A gripe

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Sintomas

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde.

Transmissão

A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Tipos de Influenza

A Influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do País. Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, possuem um risco maior de desenvolver complicações. Muita gente não sabe, mas a gripe pode ser causada pelos vírus Influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio das cepas B.

Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais, também por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas e que, frequentemente, são associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia. Já o tipo C causa problemas respiratórios leves e infecta humanos, cachorros e porcos.

Com SES-MG