FecharX

Estações do Move podem ganhar banheiros e bebedouros públicos

Projeto de lei recebeu parecer favorável na Câmara de BH



Créditos da imagem: Vander Bras/PBH
Main 130553 21472531650 7a0c3964ca o
Redação Sou BH
12/09/17 às 13:07
Atualizado em 01/02/19 às 19:06

Um novo projeto de lei promete facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo Move. A Comissão de Orçamento e Finanças aprovou nessa quarta-feira (6) um parecer favorável ao projeto que propõe a instalação de sanitários e bebedouros em estações do Move. 

A comissão emitiu parecer pela aprovação do PL 254/17, de autoria do vereador Flávio dos Santos (Pode), que dispõe sobre a instalação de banheiros e bebedouros públicos em todas as estações do BRT Move de Belo Horizonte, facultando ao Executivo a cobrança de preço público para o uso dos banheiros com o intuito de seu custeio e manutenção. 

A matéria recebeu parecer favorável em todas as comissões na qual tramitou: Legislação e Justiça, Administração Pública e Meio Ambiente e Política Urbana, que apresentou emenda dispondo que “os bebedouros deverão fornecer água potável em perfeitas condições de higiene e uso e serem instalados fora das dependências sanitárias, em locais visíveis, sinalizados, e de fácil acesso." 

De acordo com o autor da proposta, os sanitários são essenciais nas estações do BRT-Move, onde circula diariamente uma grande quantidade de pessoas, entre elas incontinentes urinários, idosos, crianças e gestantes. Além disso, o consumo de água potável estimula a hidratação, diretamente ligada à prevenção da saúde de todos. O PL está pronto para ser votado no Plenário em 1º turno.

Com Câmara Municipal de Belo Horizonte