FecharX

Apps de mobilidade contam com funcionalidades que aumentam segurança dos passageiros

Uma das ferramentas é um botão de emergência que garante mais agilidade na hora de ligar para a polícia



Créditos da imagem: Sou BH + Dmitry Kalinovsky
Main 194710 noticia
Redação Sou BH
07/11/18 às 19:57
Atualizado em 01/02/19 às 19:43

Aplicativos de mobilidade urbana estão investindo mais na segurança dos passageiros. A partir desta quarta-feira (7), a 99 vai adicionar uma nova ferramenta de proteção para quem usa o app: o botão de emergência. O recurso traz um pacote de proteção para que usuários possam chamar a polícia, ligar para contatos de confiança e compartilhar corridas com maior facilidade.

A opção, que já existe na Cabify e na Uber, é como um botão de emergência que permite ligar automaticamente para a polícia. Ao escolher essa opção, o app disponibiliza para o passageiro informações da corrida (modelo, placa do carro e localização) para comunicação fácil às autoridades. Esses dados serão compartilhados imediatamente com os contatos de confiança caso o usuário decida chamar o 190. A funcionalidade vai ser incorporada inicialmente para parte da base e progressivamente expandida nos próximos dias.

A 99 ainda conta com a opção de contatos de confiança que permite adicionar o número de cinco pessoas para falar mais rapidamente, caso necessário. O compartilhamento de rota também é uma funcionalidade possível com toda a lista de telefones.

Outros aplicativos

A Cabify e a Uber possuem a ferramenta de segurança, funcionando como um botão de emergência que permite ligar diretamente para a polícia. O compartilhamento de rota e os contatos de confiança são opções para os apps também. Além disso, a Cabify possui uma central de atendimento própria, que facilita a comunicação com os passageiros.

Outro aplicativo é o Venuxx. O app de transporte funciona como os outros atuantes na capital, porém, é exclusivamente feminino: apenas mulheres motoristas e passageiras. O objetivo é ajudar na segurança e no conforto das usuárias e das próprias motoristas.