FecharX

Alerta: Previna acidentes durante o Carnaval

<p>Afogamentos, queimaduras, mergulhos em águas rasas, acidentes de trânsito e brigas são alguns dos principais problemas dos dias de festa</p>



Créditos da imagem:
Main bombeiros alertam para a prevencao de acidentes durante o carnaval
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

A Rede Fhemig e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais se uniram para fortalecer a prevenção de acidentes durante o Carnaval. O período de descanso e festas registra um aumento no número de afogamentos, queimaduras e outros problemas e exige atenção redobrada.

Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, a Fhemig e os Bombeiros divulgaram as ações previstas para garantir um Carnaval mais seguro em Minas Gerais. De acordo com o major Sérgio Ferreira, o trabalho das duas instituições são complementares nesse tipo de ação. ?Teremos equipes em diversos pontos estratégicos, como rodovias.

Nesses locais, os militares fazem o atendimento preliminar às vítimas para, na sequência, encaminhá-las às unidades de saúde. Durante o Carnaval, 2.000 bombeiros estarão mobilizados por dia em todo o Estado atuando na Operação Carnaval?, explicou o subcomandante.

No campo

Quem for acampar durante o Carnaval deve tomar alguns cuidados para evitar intoxicações por plantas e animais peçonhentos. O plantonista da Unidade de Toxicologia do HJXXIII, Saulo Ventura, esclarece que o ideal é olhar com atenção por onde anda, sempre calçado com sapatos ou botas, para evitar contato com cobras, aranhas, escorpiões e lagartas. ?Escolha lugares limpos e regulares para instalar a barraca e procure não tocar ou ingerir plantas desconhecidas, que também podem causar intoxicações graves, como Chapéu de Napoleão e Comigo Ninguém Pode, por exemplo?, aconselhou.

Em casos de acidentes, o mais indicado é lavar o local com água e sabão e entrar em contato imediatamente com o centro de toxicologia da região para pedir orientação. ?A medida de descontaminação deve ser o mais precoce possível. A recomendação geral é fazer contato com o centro de toxicologia, realizar o procedimento instruído pelo atendente e, na sequência, procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima?, explicou Ventura.

O Centro de Informações e Assistência Toxicológica de Belo Horizonte (CIAT-BH) fica localizado na própria unidade de Toxicologia do HJXXIII e fornece orientações em caso de acidentes. Os telefones são (31) 3224-4000, 3239 9308 / 9390 ou 0800-7226-001.

Atuação durante o feriado de Carnaval

As unidades da Rede Fhemig, na capital, vão atender urgência e emergência, conforme suas especialidades, durante todo o feriado. A Fundação garante que o paciente que necessitar de assistência será atendido por uma equipe de profissionais qualificados.

Já o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais irá desenvolver, de 28 de fevereiro a 5 de março, a Operação Carnaval em todo o Estado, com o objetivo de evitar afogamentos e diminuir os riscos de incêndios e acidentes nas estradas. Viaturas da corporação ficarão posicionadas em pontos das principais rodovias para agilizar a chegada aos locais da ocorrência. A estratégia tem sido realizada com bastante sucesso nos últimos anos, possibilitando um atendimento mais rápido.

Os militares também darão orientações à população em balneários e locais onde houver grande concentração de público. As equipes terão o apoio do Batalhão de Operações Aéreas, com dois helicópteros Arcanjo, responsáveis pelo transporte de vítimas mais graves.

Fonte: Agência Minas