FecharX

Vovô atleticano de 94 anos é carregado pelo neto em jogo e emociona internautas

Avô e neto dividem a paixão pelo Atlético e mostram que para gostar do esporte não tem barreiras



Créditos da imagem: Priscila Gomes
Main 211911 whatsapp image 2019 01 21 at 14.45.52
Redação Sou BH
22/01/19 às 17:23
Atualizado em 01/02/19 às 19:01

Por Júlia Alves

Uma paixão passada de avô para neto acabou rendendo uma cena tocante no estádio Independência no último domingo (20) durante o jogo do Atlético contra o Boa Esporte. Um vovô, de 94 anos e fanático pelo time da capital, é cadeirante e, para ver todos os lances da partida, foi carregado durante boa parte do jogo pelo neto. O momento acabou emocionando os torcedores e caindo nas redes sociais.

Natural de Contagem, na região metropolitana de BH, Seu José Anacleto Gomes sempre foi um atleticano apaixonado que acompanhava todos os jogos do time do coração. Mas, ir ao estádio começou a ficar um pouco complicado pela idade avançada e a dificuldade de locomoção. Foi então que, o bancário Kyrale Gomes, neto de José e também de Contagem, decidiu acompanhar o avô na paixão pelo futebol.

“Tenho o costume de ver os jogos com ele, mas a gente tinha parado de ir ao estádio por causa da cadeira de rodas e da idade mais avançada. Como era o primeiro jogo, achamos que ia ficar mais tranquilo e resolvemos fazer esse esforço por ele”, comenta o jovem.

E a família toda se empenhou para o momento do vovô. Chegaram cedo no estádio, fizeram fotos com seu José e esperaram ansiosamente pelo começo da partida. Mas, o primeiro jogo do ano, que terminou em goleada do Galo, não ficou tão 'tranquilo' assim como eles esperavam. Quando os torcedores começaram a chegar, o setor que escolheram ficou cheio e o senhor de 94 anos já não conseguia ver a partida. Foi aí que Kyrale carregou o avô e chamou a atenção dos outros atleticanos.

“Quando o pessoal notou o que estava acontecendo, começaram a abrir espaço para ele. Inclusive, muitas pessoas se emocionaram, conversaram com a gente, lembraram dos próprios avôs e ligaram para a família. Teve um momento que foi um esforço coletivo para comprar água para o meu vô. Como eu não podia sair do nosso lugar e estava muito cheio, o pessoal foi passando o dinheiro até o ambulante e depois mandaram a água de volta”, conta Kyrale, que já está planejando a ida do avô no clássico contra o Cruzeiro no próximo domingo (27).


Arquivo Pessoal/Kyrale Gomes

A história com o Galo

Kyrale conta que o vô sempre foi um apaixonado por futebol. Trabalhando oficialmente como pedreiro, seu José era técnico de times de várzea nas horas vagas. Mas, com o Atlético tudo era muito maior. O amor do avô pelo time acabou contagiando a família toda e criando um forte laço entre gerações tão distantes.

“A nossa relação se aprofundou por causa do futebol e dessa paixão pelo Galo. Fazer algo que ele sempre gostou tanto e ir ao estádio é uma forma de aproveitar todo o tempo que ainda tenho com o meu vô”, explica o bancário.

Por isso mesmo, Kyrale quer continuar levando o avô para ver outros jogos do Mineiro. O jovem garante que ele se divertiu bastante e gostou da energia do estádio, principalmente de conversar com os outros torcedores e ver o time do coração jogar.

O acesso

Sobre a questão de acesso a cadeirantes, Helber Gurgel, gerente de operações e segurança da Arena Independência, garante que o estádio é totalmente acessível. “Todo cadeirante tem a opção de, independentemente de onde comprar, solicitar o setor Vip que tem uma área especial para eles”.

O gerente de operações ainda pontua que, mesmo quem não solicitou o setor especial, pode chamar um dos vários seguranças que circulam na arquibancada para orientar e levar as cadeirantes e acompanhantes para o local com acesso. De acordo com Helber essas informações ficam nas redes sociais e no site do Independência. Porém, garante que o estádio e o Atlético estão buscando melhorar a organização para que todos os torcedores tenham o acesso adequado.