FecharX

Estado de greve no metrô de BH pode impactar o carnaval

Metroviários expressam receio de que o efetivo atual seja insuficiente para atender à demanda esperada com qualidade e segurança



Créditos da imagem: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Main alexandre guzanshe em d.a press
Metroviários de Belo Horizonte entram em estado de greve, ameaçando a operação durante o Carnaval, que pode reunir 5,5 milhões de foliões
Redação Sou BH
02/02 às 09:44
Atualizado em 02/02 às 09:53

Os metroviários de Belo Horizonte entraram em estado de greve nesta quinta-feira (1º de fevereiro), sinalizando uma possível paralisação das atividades durante o período do Carnaval. Com uma nova assembleia programada para a próxima quarta-feira (7 de fevereiro), a preocupação central da categoria é a operação do metrô durante os dias de folia, um período de intenso fluxo de passageiros. O Sindimetro-MG, representante dos metroviários, expressou receio de que o efetivo atual seja insuficiente para atender à demanda esperada com qualidade e segurança.

Impacto na segurança e na mobilidade

A superlotação das plataformas é uma das principais preocupações. Sem funcionários suficientes para controlar o fluxo nas estações, segundo o Sindimetro-MG, há risco de acidentes graves, como quedas nos trilhos. Além disso, a falta de monitoramento adequado pode aumentar a vulnerabilidade dos usuários a furtos e importunações.

Riscos para os funcionários

Os funcionários do metrô também estão sob risco, conforme o Sindimetro-MG, especialmente aqueles responsáveis pela segurança e conferência nas estações. Com o efetivo reduzido, esses trabalhadores estão mais expostos e sujeitos a agressões por parte de passageiros exaltados.

Posicionamento da concessionária

O Sou BH procurou a Metrô BH, concessionária responsável pela operação do metrô na capital, para esclarecimentos sobre as reivindicações dos metroviários e sobre as medidas que serão adotadas para garantir a segurança e a eficiência do serviço durante o Carnaval.

O Metrô BH informou que montou uma Comissão Interna Multidisciplinar nos últimos dois meses com foco no Carnaval 2024, dedicando-se ao estudo, análise e planejamento estratégico para o carnaval, bem como à fiscalização de sua execução. Eles disseram que já foram iniciadas várias medidas para melhorar a experiência dos usuários, incluindo a introdução da bilhetagem digital, que permite a compra de bilhetes sem filas usando cartões de crédito e débito ou o aplicativo Bipay, além de oferecer informações em tempo real sobre os horários dos trens para facilitar o planejamento das viagens.

O Metrô também informou que estabeleceu um horário especial para o Carnaval, aumentando a disponibilidade de trens durante o período. Mas não detalhou quais serão os horários. Além disso, o Metrô BH disse estar empenhado em garantir a orientação, a segurança e o conforto dos usuários. Segundo a empresa, promotores serão posicionados nas estações de maior movimento para auxiliar e incentivar o uso da bilhetagem digital, enquanto novos painéis de LED e campanhas informativas promoverão a orientação e a segurança.

Medidas como a suspensão de obras durante o Carnaval, a instalação de banheiros químicos e a intensificação da limpeza e manutenção das estações também foram apontados pela empresa. A integração com outros órgãos e o monitoramento do fluxo de pessoas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional do Metrô BH também foram apontados como parte de uma operação eficiente e alinhada com as necessidades dos foliões e usuários durante o evento.