FecharX

Carnaval BH: Metroviários decidem nesta quinta-feira (8) se deflagram greve

Categoria expressa receio de que o efetivo atual seja insuficiente para atender à demanda esperada com qualidade e segurança



Créditos da imagem: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Main main alexandre guzanshe em d.a press
A deflagração de uma greve no período do Carnaval poderia afetar não apenas os residentes de Belo Horizonte, mas também turistas que dependem do metrô para se deslocarem pela cidade durante as festividades
Redação Sou BH
08/02 às 09:35
Atualizado em 08/02 às 09:49

Em estado de greve desde a quinta-feira passada, 1º de fevereiro, os metroviários de Belo Horizonte vão decidir no fim da tarde de hoje, 8 de fevereiro, a possibilidade de deflagrar uma greve que poderá impactar significativamente o transporte público na capital mineira, especialmente durante o agitado período do Carnaval.

Assembleia decisiva

Convocada pelo Sindimetro-MG, a assembleia geral ocorrerá na sede do sindicato, situada na Rua Tabaiares, 41, no bairro Floresta, com a primeira chamada prevista para as 17h30 e a segunda chamada às 18h. Este encontro é o ponto culminante de uma série de discussões e negociações envolvendo os trabalhadores a Metrô-BH, concessionária que opera o serviço de transporte.

Mediações no TRT-MG

Antecedendo a assembleia, houve uma reunião de mediação no Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) na quarta-feira, 7 de fevereiro, seguida por um encontro entre o sindicato e a empresa na tarde do mesmo dia. Uma nova reunião no TRT está agendada para o dia subsequente à assembleia, o que indica a busca por uma resolução conciliatória entre as partes.

Questões de segurança em pauta

Um dos pontos críticos das negociações é a demanda do sindicato por garantias de segurança tanto para os trabalhadores quanto para a população que utiliza o metrô. Incidentes como os ocorridos na estação Minas Shopping no dia 4 de fevereiro, quando dezenas de pessoas pulando catracas e cercas para invadir o local após voltar de um bloco de Carnaval, evidenciam a urgência dessa pauta.

O Impacto de uma possível greve

Os metroviários sinalizaram o estado de greve desde o dia 1º de fevereiro, uma medida que antecipa a possibilidade de paralisação. A deflagração de uma greve no período do Carnaval poderia afetar não apenas os residentes de Belo Horizonte, mas também turistas que dependem do metrô para se deslocarem pela cidade durante as festividades.

Leia mais notícias sobre o Carnaval no portal Sou BH. Siga também nosso Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades.