Parques de Belo Horizonte

Que tal aproveitar o fim de semana e visitar os parques municipais de Belo Horizonte?

Mangabeiras Foto: Portal PBH - Celso Santa Rosa

Projetados para preservar a fauna e a flora, os parques oferecem reservas naturais que misturam beleza, cultura e lazer, além de proporcionar para toda família um passeio agradável e tranquilo em contato com a natureza. Além disso, todos esses espaços são ótimas opções para a prática de esportes.

Parque Cidade Nova Foto: Portal PBH

1. Parque da Cidade Nova

Localizado no bairro Cidade Nova, o parque funciona como uma opção de lazer para os moradores e frequentadores da região. Com 14 mil m², o parque tem vegetação predominantemente exótica. Como opção de lazer, o parque conta com brinquedos, teatro de arena e aparelhos de ginástica. Para garantir a descontração, ainda tem recanto para contemplação.


Parque da Serra do Curral Foto: Portal PBH

2. Parque da Serra do Curral

Com dois anos de história, o Parque Serra do Curral é um ótimo local para quem procura por diversão, adrenalina e contato com a natureza. Com trilhas, mirantes e praças de convívio, o espaço é ideal para a prática de caminhada, para o descanso e contemplação. Importante ponto turístico da Capital, o local contribui para a proteção da paisagem e dos recursos ambientais.


Parque das Águas Foto: Portal PBH - Aline Emerick

3. Parque das Águas

Na divisa com a Serra do Curral, o Parque Municipal Burle Marx, popularmente conhecido como Parque das Águas, faz parte do complexo ecológico da Serra do Rola-Moça. O nome popular do lugar é justificado pela presença das várias nascentes de rios presentes no parque, que juntas formam o córrego do Clemente - afluente do ribeirão Arrudas, que integra a bacia do rio São Francisco. A área abriga campos de futebol, pista de caminhada, quadras poliesportiva, além de parque para crianças.


Parque das Mangabeiras Foto: Portal PBH - Celso Santa Rosa

4. Parque das Mangabeiras

Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas e brinquedos. Além disso, são realizadas atividades culturais em datas comemorativas na Praça das Águas e no Teatro de Arena. Lugar para descanso, lazer e esportes, o parque recebe cerca de 30 mil pessoas por mês. 


Parque Ecológico da Pampulha Foto: Portal PBH - Suziane Fonseca

5. Parque Ecológico da Pampulha

Em meio a agitação da vida de metrópole, o parque funciona como um espaço único onde as pessoas podem ficar em contato e interagir com a natureza. A integração com o lugar pode acontecer de várias formas. Nada de plaquinhas pedindo para não pisar na grama! No Parque Ecológico da Pampulha, o gramado serve de chão para os passantes e até de cantinho de descanso. É só ficar à vontade e se instalar por ali.


Parque Ecológico Renato Azeredo Foto: Portal PBH - Aline Emerick

6. Parque Ecológico Renato Azeredo

Localizado no bairro Palmares, o Parque conta com vegetação típica de áreas de cerrado e árvores, como aroeira, angico e mutambo. Como opção de lazer, o Parque oferece quadra poliesportiva, pista de caminhada, mirante e espaço de convivência.


Parque Mata das Borboletas Foto: Portal PBH -Divino Advincula

7. Parque Mata das Borboletas

O Parque leva o nome de Mata das Borboletas em função da grande quantidade de borboletas que vivem no local. De fauna variada, o parque conta também com a presença de mamíferos e aves. Pelo terreno, paisagem diversa e opções de lazer, como brinquedos, trilha ecológica, equipamentos de ginástica e área de convivência e contemplação.


Parque Mosteiro Tom Jobim Foto: Portal PBH - Celson Santa Rosa

8. Parque Mosteiro Tom Jobim

Implantado em 2001 por meio de compensação ambiental, o Parque conta com vegetação variada. Parte dela é nativa e integra área conhecida como Mata do Mosteiro. Pela paisagem, exemplar de angico, jacaré, sangra d’água, ipê, embaúca, camboatá e bambu. O lugar oferece brinquedos, mesas de jogos, quadra esportiva e recantos para contemplação.


Parque Municipal Américo Renné Giannetti Foto: Portal PBH

9. Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Conhecido como Parque Municipal, a área foi inaugurada em 1897 inspirada nos parques Frances da Belle Époque, com jardim florido e coreto central. Hoje, o parque funciona como espaço ambiental e cultural – um cantinho de tranquilidade em meio à agitação metropolitana de Belo Horizonte. Três grandes lagoas dão um charme especial ao lugar. Além de ceder espaço para a natureza, o parque abriga o Teatro Francisco Nunes.


Parque Municipal Cássia Eller Foto: Portal PBH

10. Parque Municipal Cássia Eller

Com fauna abundante em aves, o lugar oferece paisagem privilegiada. Como opção de lazer, o lugar conta com brinquedos, recantos para contemplação, mesas de jogos, equipamentos para ginástica e quadra esportiva.


Parque Municipal do Conjunto Estrela Dalva Foto: Portal PBH - Divino Divincula

11. Parque Municipal do Conjunto Estrela Dalva

Primando pela beleza, o local é farto em gramíneas e espécies ornamentais que decoram o espaço. Para garantir a descontração da população, o Parque oferece área de convivência com mesas e bancos, equipamentos de ginástica e teatro de arena. Localizado no bairro Havaí, o Parque Municipal do Conjunto Estrela Dalva é uma opção de lazer e diversão para moradores e frequentadores da região oeste de BH.


Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado Foto: Portal PBH - Celso Santa Rosa

12. Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado

O parque Fazenda Lagoa do Nado é um espaço dedicado a diversão, cultura e entretenimento. Na área esportiva, quadras de peteca, poliesportivas, campos de futebol society e futebol oficial, pista de cooper, lagoa natural, bosques e trilhas. O conforto do visitante é garantido pelas lanchonetes, vestiários com chuveiros, sanitários e guaritas de segurança.


Parque Municipal Jacques Cousteau Foto: Portal PBH - Celso Santa Rosa

13. Parque Municipal Jacques Cousteau

Com cobertura vegetal significativa, o Parque Jacques Cousteau tem 80% do seu território coberto pela vegetação, que é predominante arbórea. Exemplares ornamentais e frutíferos, como mangueiras, jabuticabeiras e bananeiras, também fazem parte da paisagem. A fauna também é variada - composta por anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Como opção de lazer, o lugar oferece brinquedos e trilha ecológica, além de área de contemplação e de convivência.


Parque Municipal Juscelino Kubitschek Foto: Portal PBH

14. Parque Municipal Juscelino Kubitschek

Localizado no bairro Sion, o lugar conta com opções de lazer, como quadra de futebol, equipamentos de ginástica e brinquedos. Não é só a criançada que tem diversão garantida no parque! A terceira idade também conta com atrativos especiais, como equipamentos de alongamento, pista para caminhada e áreas de convivência com bancos e mesas.


Parque Municipal Professor Guilherme Lage Foto: Portal PBH

15. Parque Municipal Professor Guilherme Lage

Localizado na região nordeste da capital, o Parque Municipal Professor Guilherme Lage foi implantado em 1982. Antes, o lugar funcionava como viveiro da Prefeitura de Belo Horizonte e desde então diversas mudas têm sido introduzidas no local. Como opção de lazer, o Parque oferece quadras poliesportivas, brinquedos, mesas de jogos, campo de futebol, pista de skate, trilha para caminhada e recantos para contemplação.


Parque Municipal Rosinha Cadar Foto: Portal PBH - Celso Santa Rosa

16. Parque Municipal Rosinha Cadar

O lugar conta com vegetação arbórea variada, com eucaliptos, jacas, mangueiras, pau-rei, jambo rosa, tamarindo, palmeiras jerivá e bambus. Implantado em 1994, o Parque é decorado com cascatas, bancos e mesinhas de jogos. O ambiente é um atrativo para a criançada que gosta de brincar ao ar livre!


Parque Ursulina de Andrade Mello Foto: Portal PBH - Erick Capanema

17. Parque Ursulina de Andrade Mello

Uma das maiores áreas de vegetação remanescente de floresta tropical de Belo Horizonte, o Parque Ursulina de Andrade Mello foi implantado em 1996. Com 307 mil metros quadrados o parque é rico em fauna aquática. Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos, equipamentos de ginástica e recantos para contemplação com mesas e bancos.


Programe-se

Quando ir

O ano inteiro!

Mapa