Crianças nos museus

Em Belo Horizonte, instituições e espaços culturais criam programas divertidos para aumentar a visitação dos pequenos

Museu de Artes e Ofícios Foto: Daniel Mansur

Em Belo Horizonte, instituições museológicas e equipamentos culturais estão, cada vez mais, preocupados com a formação de público. Para atrair a atenção da criançada, diversos museus criaram programas divertidos e educacionais ao longo do ano. Veja em quais museus levar a criançada:

Museu de Artes e Ofícios Foto: Daniel Mansur

1. Museu de Artes e Ofícios

O MAO é o primeiro da América Latina dedicado integralmente ao tema do trabalho, das artes e ofícios. O visitante faz uma fascinante viagem no tempo. São mais de duas mil peças dos séculos XVIII ao XX, utilizadas nas mais variadas profissões, onde se pode entender toda a riqueza e a evolução do trabalho.


Centro Cultural Banco do Brasil Foto: Anna Ftg

2. Centro Cultural Banco do Brasil

Oferece diversas atividades em seu programa educativo, como leitura de contos, laboratórios de experimentação sonora e ações criativas, além de visitas mediadas. As atividades do CCBB BH são gratuitas e não precisam de agendamento.


Museu de Ciências Naturais Foto: Divulgação

3. Museu de Ciências Naturais

Desde sua inauguração, em 1983, o Museu de Ciências Naturais PUC Minas vem desenvolvendo atividades educacionais, científicas e culturais. Com mais de 70 mil peças em seu acervo, o museu é conhecido em toda América Latina. Isso por que, além de exemplares raros da fauna e flora já extintos, a casa possui uma das principais coleções de mamíferos fósseis da América do Sul.


MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal Foto: Jomar Bragança

4. MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Implantado no prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação, o espaço promove visitas monitoradas com linguagens e roteiros adaptados para cada idade, além de contação de histórias e oficinas, que acontecem principalmente durante as férias escolares. As atividades sempre envolvem Ciência e Tecnologia, principais focos do museu, que abriga um importante acervo sobre Mineração e Metalurgia. 


Memorial Minas Gerais Vale Foto: Divulgação

5. Memorial Minas Gerais Vale

O espaço desenvolve momentos de leitura e interpretações de seu acervo, em visitas guiadas por suas dependências. Projetos como “Boa vizinhança” e “Museu, lugar de criança” também fazem parte de sua programação infantil, possibilitando novas experiências.


Espaço do Conhecimento UFMG Foto: Pedro Furtado

6. Espaço do Conhecimento UFMG

Localizado na Praça da Liberdade, o local possui como maior atrativo um planetário de última geração. Com capacidade para 65 pessoas, o planetário fica no 5º andar do edifício, que abriga ainda exposições relacionadas à Astronomia, midiateca e um espaço de jogos educativos. 


Museu dos Brinquedos Foto: Divulgação

7. Museu dos Brinquedos

Querido entre as crianças, o museu é um verdadeiro convite à brincadeira. Em seu acervo, há diversos brinquedos que aguçam a curiosidade e despertam o encantamento das crianças. O espaço recebe também mostras, espetáculos infantis e oferece oficinas, principalmente no período de férias escolares.

Programe-se!


Programe-se

Quando ir

O visitante pode ir aos museus em qualquer período do ano.

Atrações imperdíveis
  • Museu da Força Expedicionária Brasileira
  • Museu Giramundo
  • Museu Mineiro
  • Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Mapa