Matérias

Sete parques em BH que você precisa conhecer

Alguns deles estão mais próximos de você do que imagina

Redação Sou BH - 08/01/18 as 18:06 - Atualizado em 26/04/18 as 15:46

parques lista
Foto: Isabel Baldoni e Fundação Municipal de Parques/PBH

Ar fresco, grama verde, árvores por todos os lados e um clima ideal para fugir da rotina. Pensando assim, até parece uma cena de filme da Sessão da Tarde, mas essa é uma realidade que pode ser facilmente desfrutada pelos moradores de BH nos diversos parques municipais da cidade.

Ao todo, Belo Horizonte conta com 75 parques ecológicos, espalhados por todas as regiões. Além de proporcionar contato com a natureza, eles são locais ideais para praticar atividade física e lazer, aproveitar a paisagem, reunir a família e os amigos e relaxar. E o melhor, vários deles estão mais próximos de casa do que você imagina. Então, que tal aproveitar essa lista com sete parques que o SouBH e a Claro prepararam pra curtir esse feriado de um jeito diferente? 

1 - Parque Ecológico Primeiro de Maio

Localizado no bairro Primeiro de Maio, na região Norte da capital, tem uma área de aproximadamente 33,7 mil m². O espaço é resultado da transformação, realizada há nove anos, de um terreno baldio com esgoto a céu aberto em um espaço para preservação ecológica e lazer.

O espaço conta com quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica, playground, mesa de jogos, banheiros, além de uma pista de caminhada. A flora e fauna são bem diversificadas, com nascentes e cerca de 30 espécies de árvores em toda a área; entre os bichos, tem tartarugas, micos, pica-pau e outros.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h.

Divulgação/Fundação de Parques Municipais

2 - Parque Municipal Jacques Cousteau

Localizado no bairro Betânia, região Oeste, tem uma área de aproximadamente 335 mil m². O espaço funcionou como depósito de lixo da cidade e, depois, foi transformado para a produção de mudas e plantas ornamentais. O parque foi implantado há 18 anos, composto por playground, bebedouro, banheiros, pista de caminhada e espaço de convivência.

Além disso, possui nascentes e uma linda cobertura vegetal, árvores ornamentais e frutíferas, como jabuticabeiras e bananeiras. Para quem gosta de observar os animais, mico-estrela, sabiás e outros anfíbios, aves e répteis habitam o parque.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h.


Divulgação/Fundação de Parques Municipais

3 - Parque Municipal Cássia Eller

Localizado no bairro Paquetá, região da Pampulha, tem uma área de aproximadamente 
28 mil m². O espaço existe há 17 anos e foi implantado por meio de compensação ambiental. Além disso, o nome é em homenagem à cantora que morou por um tempo na capital durante a infância. No parque, o visitante encontra pista de caminhada, playground, mesa de jogos, equipamentos de ginástica e quadra esportiva. A fauna é composta por diversas aves, como tico-tico e rolinhas.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h.


Divulgação/Fundação de Parques Municipais

4 - Parque Professor Guilherme Lage

Espaço de cultura e lazer na região Nordeste, o Parque Guilherme Lage é uma imensa área verde preservada na capital. com cerca de 120 mil m². O local concentra diversas nascentes e duas lagoas, sendo uma natural e outra artificial, além de 1.700 espécimes de mais de 150 tipos de plantas. 

Para a diversão, o parque conta com quadras poliesportivas, playground, equipamentos para exercícios físicos, mesas de jogos, campo de futebol, pista de skate e patins, trilha para caminhada e recantos para contemplação.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h.


Divulgação/Fundação de Parques Municipais

5 - Parque Ecológico e de Lazer do Bairro Caiçara

Também conhecido como Parquinho, o Parque do Bairro Caiçara tem uma área de 11.500m² e existe desde 1996, quando foi fundado com participação ativa da comunidade. Aves famosas, como pica-pau e rolinha, e mamíferos, como micos e gambás, fazem parte da fauna e dão as caras pelo parque. O espaço também abriga o córrego Cascatinha e tem algumas quedas d'água.

As opções de lazer vão de quadra poliesportiva, campo de futebol a equipamentos de ginástica e brinquedos, além de recantos para convivência e contemplação.

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h.


Divulgação/PBH

6 - Parque José Lopes dos Reis

Conhecido como Parque Baleares, o Parque José Lopes dos Reis é um paraíso em Venda Nova, no bairro Jardim Europa. Com uma área de 15 mil m², o local tem córrego de água limpa, brinquedos, equipamentos de ginástica e mais de seis mil árvores ao seu redor. É puro ar fresco e uma opção de lazer para a família toda.

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h.


Divulgação/Fundação de Parques Municipais

7 - Parque Jornalista Eduardo Couri

Local de integração entre todos os moradores, o Parque Jornalista Couri é um importante espaço da região Centro-Sul. A Barragem Santa Lúcia, ou Parque da Barragem, como é chamado, tem vegetação composta por árvores ornamentais e uma linda lagoa que funciona como um espelho d'agua para a paisagem que circunda o parque. 

O espaço é bastante utilizado como pista de caminhada e até abriga eventos abertos ao público. Uma ótima alternativa de lazer em meio à natureza. 

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h.

Isabela Baldoni/PBH


Outras Matérias