Cuidado com a cria

“A porta da rua fechada criança não deixo sair, da linha, da linha...”

Redação Sou BH - 10/12/14 as 14:13 - Atualizado em 10/12/14 as 17:36

Identidade identifica crianças caso se percam
Identidade para crianças ajuda na identificação do pequenos Foto: Padecendo no Paraíso

Por Padecendo no Paraíso

Colaboração Aline Utsch – OAB 156877

Férias, muita diversão para as crianças, muita preocupação para os pais! Neste período de férias e festas, shoppings, aeroportos e praças ficam lotados, muitas crianças se perdem. O que podemos fazer para garantir a segurança dos nossos filhos?

No Brasil, mais de 40 mil crianças desaparecem todos os anos, normalmente quando estão brincando na porta de casa ou no percurso de ida e volta da escola, ou ainda em saídas para compras sozinhas. Prevenção é a palavra-chave, ainda mais se tratando da realidade do país. Evitar deixar as situações de risco é ideal, mas ainda mais crucial é providenciar a documentação dos pequenos desde muito cedo.

A impressão digital é formada ainda na gestação e acompanha uma pessoa até o fim de sua vida, sem apresentar grandes alterações – o que podemos chamar de imutabilidade.  Os pontos característicos e as formações permitem a um papiloscopista (perito) a identificar uma pessoa com precisão, sendo um ponto importante no caso de desaparecimentos, pois com o sistema computadorizado é possível identificar a criança no momento em que tentarem imprimir uma nova carteira de identidade.

No Rio de Janeiro o Governo do Estado lançou o programa “Novo Cidadão”, em que as famílias poderão solicitar a carteira de identidade e a certidão de nascimento dos bebês ainda nos postos do Detran, dentro das próprias maternidades! Imagine o conforto? Mas, enquanto ainda não é possível isso em Minas Gerais, sugiro que as mamães procurem o Posto de Identificação da Polícia Civil – localizado na Câmara Municipal – ou as Unidades de Atendimento Integrado (UAI – Praça Sete), Barro Preto e Venda Nova.  Mais informações e agendamento podem ser obtidos através do Portal do Estado de Minas Gerais.

E para evitar que a criança se perca nos espaços públicos? Quais são as estratégias adotadas pelas mães?

1.Pulseira de identificação com os dados da criança e dos pais incluindo telefone de contato. 

2.Tatuagem de segurança

3.Roupas coloridas pra ajudar a localizar a criança no meio da multidão.

4.Foto da criança antes de sair de casa para ajudar a se lembrar de como ela estava vestida e divulgar a foto em caso de desaparecimento, apresentando a foto aos seguranças do local.

5.Uso de mochila tipo coleira ou uma espécie de coleirinha que se prende no pulso da criança evitando que ela se afaste dos pais.

6.Identificar a criança à caneta no próprio antebraço caso não tenha a pulseira.

7.Não se distrair.

8.Inventar uma música pra ajudar a criança a decorar o número do telefone dos pais, o endereço de casa, etc.

9.Sensor a prova d'água que pode ser instalado em pulseira, cordão, roupa ou mochila que informa a localização da criança por meio de um aplicativo compatível com dispositivos do sistema IOS. Os pais visualizam em um mapa na tela do gadget onde a criança está. 

10.Tem mãe que amarra balão no pulso da criança para ela ser localizada de longe! Vale tudo pra não correr o risco!

Outras Matérias