Matérias

Alunos de escola pública vão poder fazer curso gratuito de empreendedorismo

As aulas são oferecidas pelo Sebrae e os interessados podem se inscrever até 21 de novembro

Redação Sou BH - 05/11/18 as 09:28 - Atualizado em 05/11/18 as 09:48

Alunos tendo aula no Sebrae
Foto: Divulgação/Escola do Sebrae

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

Terminar um curso técnico preparado para a faculdade e, de quebra, ser um empreendedor para a vida. Essa é a proposta do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (Nej), do Sebrae, que está com inscrições abertas para o processo seletivo do ano que vem.

Podem participar jovens de 16 a 24 anos, que tenham concluído o ensino médio ou estejam cursando o 3º ano (em 2019) na rede pública de ensino, ou pela modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). É preciso morar em Belo Horizonte ou na região metropolitana. O curso é gratuito, tem duração de um ano, e todos os matriculados contam com alimentação, uniforme, material didático e vale-transporte, se necessário.

O projeto social da Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), no Plug Minas, formará alunos na área de gestão de empresas, desenvolvendo competências empreendedoras e conhecimentos de administração.

Carlos Chesman, de 19 anos, agarrou a oportunidade, se formou no ano passado, e hoje colhe os frutos da dedicação. Durante o curso, ele foi selecionado para uma missão internacional na Alemanha, onde  apresentou produtos brasileiros numa feira de empresas simuladas.

Outra conquista do estudante foi uma bolsa de graduação em ciências econômicas da Fundação Getulio Vargas (FGV), e um estágio em uma empresa de consultoria em liderança e cultural organização. Mas o estagiário tratou de ser contratado rapidinho. “Saí pronto para o mercado de trabalho. O curso de empreendedorismo juvenil me ajudou não só na carreira, mas em toda a minha rotina e vida pessoal, pois aprendi a me organizar melhor”, afirma Carlos.

Para quem tem interesse em ingressar no Nej, o jovem dá a dica: “O Sebrae nos proporciona as oportunidades, mas nós devemos encontrá-las com seriedade, trabalho e perseverança”.

Processo seletivo

As inscrições para o Nej devem ser realizadas até o dia 21 de novembro, pelo site www.efgbh.com.br/efg_nej/. Serão 330 vagas para os turnos manhã e tarde.

O processo seletivo terá duas etapas. A primeira será entre os dias 26 e 30 de novembro, com provas de português e matemática. A segunda será entre os dias 6 e 10 de dezembro, e consiste em entrevistas e dinâmicas de grupos para identificação de perfil dos candidatos.

Todo o conteúdo do curso segue a metodologia de ensino da Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), referência internacional em educação empreendedora para jovens. 

*Com agência Sebrae de noticias

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Outras Matérias