Matérias

Feminismo em pauta! Ilustradora de BH é destaque internacional

Carol Rossetti é sucesso nas redes sociais com seus dois livros ilustrados

Redação Sou BH - 29/08/16 as 15:50 - Atualizado em 29/08/16 as 16:59

Divulgação Carol Rossetti
Foto: Divulgação/Carol Rossetti

Com tantas formas e linhas, a arte da ilustradora belo-horizontina Carol Rossetti tem muito o que contar. Apresentando mensagens feministas que valorizam as mulheres e seu poder de escolha, desacreditando inúmeros estereótipos que a sociedade impõe a elas, a artista começou sua jornada de sucesso em 2014, com o projeto “Mulheres”. Mais tarde, as 160 ilustrações ganharam o mundo com um livro homônimo, lançado em cinco países: Brasil, Estados Unidos, México, Espanha e Portugal.

Dois anos depois, a mineira ainda não sossegou e vai lançar “Cores”, seu segundo livro. Com previsão de lançamento para 11 de novembro deste ano, o projeto aborda discussões sobre gênero, orientação sexual, racismo e machismo. Tudo na visão de crianças bastante questionadoras e imaginativas. Um projeto que, juntamente ao “Mulheres”, possibilitou a Carol abrir uma porta para discussões profundas sobre os temas, até mesmo em sua família, que não conhecia muito a respeito antes da artista começar suas ilustrações.

Fugindo um pouco do seu trabalho anterior, a ilustradora procurou expandir mais seu horizonte e criar pequenas histórias em quadrinhos que retratam o dia a dia de suas personagens. Voltado para leitores de todas as idades, os relatos pretendem mostrar como crianças também podem ser inspiração para uma vida mais livre de convenções. Além disso, a artista queria colocar a mão na massa e participar ativamente da confecção do trabalho, colocando sua atenção desde o processo de crowdfunding e marketing até a edição final e impressão dos livros. Algo que ela sempre quis experimentar.

O sucesso repentino da belo-horizontina não era exatamente o principal objetivo, mas a vontade de criar sim. Carol sempre gostou de desenhar, não é à toa que resolveu fazer design gráfico na faculdade. Quando descobriu que o curso não era exatamente voltado para o que amava tanto fazer, decidiu focar somente na carreira de ilustradora. Ao se formar, começou a postar seus desenhos nas redes sociais, criar um portfólio e divulgar seu talento. Hoje, seu estilo próprio e cheio de engajamento lhe rendeu reconhecimento mundial, um estúdio próprio chamado Café com Chocolate Design, uma página no Facebook com quase 330.000 seguidores e dois livros.

Mas não somente de arte se faz o trabalho de Carol Rossetti. A ilustradora também participa de alguns projetos bacanas. Entre eles, sua contribuição para a ONU Brasil no Dia da Visibilidade de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, que é celebrado no dia 29 de agosto. Além da parceria certeira que tem com o projeto Larica no Mercado, que promove artistas, lojas e produtores independentes em encontros no Mercado Distrital do Cruzeiro, onde Carol pretende promover um evento de lançamento para o “Cores”, com a presença de 20 ilustradores produzindo arte para os visitantes.

Abaixo algumas tirinhas do projeto "Cores"!


Outras Matérias