Exposições

Vinte e um retratos

A Galeria de Arte Copasa (Rua Mar de Espanha, 525 - Santo Antônio) apresenta a exposição “Vinte e Um  Retratos”, de Lucas Emanuel. As visitações são gratuitas e acontecem de 18 de maio a 18 de junho, das 8h às 19h.

Nessa mostra, após ter apresentado naturezas-mortas em sua estreia em 2016, Lucas explora outra tradição da expressão pictórica, o retrato, expondo pinturas à óleo e desenhos em grafite realizados entre 2015 e 2017.

Fotos tumulares, no geral desgastadas pelo tempo e por fatores físicos, são tomadas como ponto de partida para a série de desenhos “Saudade, um Registro” e para as pinturas da série “Retratos Encarnados”. Retiradas de seu uso inicial, as imagens já quase perdidas ganham vida em outro universo, o da arte. Isto é, renascem nos exercícios próprios à pintura, ganhando corpo e cor na materialidade da tinta, em diálogo com o significado do retrato na modernidade e com a tradição religiosa do ícone.

É assim que, em continuidade de sua pesquisa, o artista nos mostra também uma série de autorretratos. Em um deles, o jovem pintor se retrata como São Lucas, a quem na História é atribuído um rico legado da iconografia.

O Artista
Nascido em Belo Horizonte, Lucas foi aluno do Curso Livre de Pintura da Escola Guignard/UEMG, e hoje é bacharelando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Veja também

  • Reportar erro

    Atenção

    Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.