Eventos

Foto: Reprodução/Carol Rossetti + Ana Cardoso

Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas

O Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ 2018 já está chegando e a Casa Fiat de Cultura abre a programação paralela nesta terça-feira, dia 22 de maio, com a exposição Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas, que pode ser visitada até 29 de julho. São mais de 80 obras de 12 artistas belo-horizontinas: Aline Lemos, Ana Cardoso, Bianca Reis, Carol Rossetti, Chantal, Ina Gouveia, Julhelena, Laura Athayde, Lu Cafaggi, Rebeca Prado, Sophie Silva e Virgínia Fróes. A atividades são gratuitas.

Além da exposição, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura preparou duas atividades inspiradas na exposição: o Ateliê Aberto de Flipbook e o Ateliê Aberto de Narrativas Visuais e HQ. Toda a programação é gratuita. 

A exposição

Com curadoria de Ana Koehler, Carol Rossetti, Daniel Werneck e Fabiano Azevedo, a mostra traz à luz o trabalho feminino no cenário mineiro da produção de quadrinhos. Serão sete obras significativas da carreira de cada artista, todas com sua peculiaridade, nos traços, cores e conceitos, encontrando harmonia dentro da mistura de estilos e linguagens. Os temas dos trabalhados vão desde a vida cotidiana, passando pela defesa do movimento feminista, até histórias fantásticas com personagens imaginados pelas quadrinistas. As técnicas variam entre manual - aquarela, nanquim, lápis de cor, pastel seco e guache -, digital e mista.

Programa Educativo

A Casa Fiat de Cultura conta com uma programação paralela à exposição. No Ateliê Aberto de Flipbook, os participantes conhecerão uma técnica de animação. Irão aprender que pequenas modificações em uma série de desenhos criam a ilusão de movimento, possibilitando a criação de várias cenas. O ateliê funcionará até 31 de maio, aos sábados, domingos e feriados, em dois horários: das 10h às 11h30 para crianças de até 12 anos e das 14h às 17h30 para jovens e adultos. São 15 vagas por horário e não precisa de inscrição prévia.

No Ateliê Aberto de Narrativas Visuais e HQs, os participantes irão exercitar a imaginação para criar personagens e narrativas a partir de colagens, pinturas e desenhos. O foco será a construção a partir de imagens, na qual o público aprenderá a exprimir ideias sem utilizar recursos textuais. O ateliê funcionará 2 de junho a 1º de julho, aos sábados e domingos, em três horários: das 10h às 11h30para crianças de até 12 anos e, para jovens e adultos, das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30. São 15 vagas por horário e não precisa de inscrição prévia.

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 - Funcionários 

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Confira a programação completa do FIQ aqui.

Veja também

  • Reportar erro

    Atenção

    Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.