FecharX

Ai Weiwei - Raiz

CCBB

Ai Weiwei - Raiz

  • CCBB
  • Praça da Liberdade, 450 Funcionários - Belo Horizonte/MG
Site oficial
  • Gratuito

Data

06/02 até 28/02

Seg, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 10:00 - 22:00

01/03 até 15/04

Seg, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 09:00 - 22:00


Créditos da imagem: Carol Quintanilha

A concorrida exposição Ai Weiwei - Raiz, premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor mostra internacional de 2018, chega ao CCBB no dia 6 de fevereiro. As obras ficam em BH até o dia 15 de abril e podem ser visitadas de quarta a segunda. Os ingressos são gratuitos, confira mais informações sobre entradas no site.

O projeto, desenvolvido e curado por Marcello Dantas, reúne alguns dos icônicos trabalhos do reconhecido artista chinês Ai Weiwei, além de obras inéditas nascidas da imersão profunda que ele realizou pelo Brasil. Entre as principais obras presentes na mostra, está a obra-prima Deixando Cair Uma Urna da Dinastia Han, um trabalho que retrata o artista derrubando intencionalmente uma urna cerimonial de cerca de 2 mil anos, da Dinastia Han, período histórico da civilização chinesa. A ação foi captada e transformada em três imagens que vêm sendo apresentadas mundo afora. No Brasil, está sendo exposta a versão dela em peças de Lego.

Outros grandes destaques da mostra são as obras Sementes de Girassol, trabalho composto por milhões de sementes de girassol de porcelana pintadas à mão por artesãos chineses, levantando a questão da produção em massa e perda da individualidade. A obra Cofre de Lua, uma série de baús feitos com a preciosa madeira Huali, o marmelo chinês, que apresentam as quatro fases da lua aos visitantes que atravessam a instalação. Também vale destacar a instalação Lei da Viagem (Protótipo B),em que o artista expõe o seu engajamento com a crise global de refugiados, retratando um barco inflável de 16m de comprimento comportando centenas de figuras humanas.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.