FecharX

Pausa na correria: Veja 7 lugares para curtir a natureza sem sair de BH

Estar em contato com o meio ambiente pode ser muito relaxante e divertido. Por isso, nada melhor que ter opções pertinho de casa


Créditos da imagem: Vander Bras
Main parque serra do curral   vander bras
Redação Sou BH
02/06/16 às 16:05
Atualizado em 21/08 às 10:04

Especial publicitário - Este material é patrocinado* 

Se você é do tipo que gosta de estar em sintonia com o meio ambiente e aproveita os dias bons para pegar o carro e cair na estrada, não pode deixar de conhecer alguns lugares de BH. A capital mineira é conhecida nacionalmente como cidade-jardim e conta com diversas áreas arborizadas que chamam a atenção de moradores e turistas.

Os locais vão desde parques, praças à museu e são um encanto a parte. As opções também são para todos os gostos: caminhada, trilha, piquenique, prática de esportes e muito mais.

E para ajudar nessa missão o Sou BH e a Proauto prepararam uma lista com sete locais dentro de Belo Horizonte onde é possível apreciar a natureza. Aproveite as dicas, programe-se e mantenha os cuidados com seus carros em dia.

Confira: 

Parque da Serra do Curral
Av. José do Patrocínio Pontes, 1951 – Mangabeiras
Entrada gratuita – Terça a domingo, das 8h às 17h

Cartão postal e símbolo de Belo Horizonte, a Serra do Curral também reserva um ótimo espaço para quem aprecia a natureza. O parque, localizado no extremo sul da capital, possui cobertura vegetal variada e trilhas desafiadoras, como a que leva até o Mirante 3, após 1,7 km de caminhada em aclive. A recompensa? Uma vista 360º do horizonte, que contempla, é claro, a capital.

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
Rua Gustavo da Silveira, 1035 - Santa Inês
Entrada: R$ 10 (menores de 5 anos e maiores de 60 anos são isentos) – quarta a domingo, de 10h às 16h, com permanência até 17h30

O conjunto formado pelo Museu de História Natural e pelo Jardim Botânico da UFMG formam uma atração imperdível em BH. Não bastassem os mais de 265 mil itens de diversas áreas do conhecimento, como botânica e zoologia, e o Presépio do Pipiripau, que narra a vida de Cristo em 45 cenas, há ainda um charmoso espaço em meio à natureza. O ambiente apresenta um pouco da riqueza e da diversidade da Mata Atlântica, ideal para passar um dia calmo e relaxante. Informações pelo telefone: (31) 3409-7600.

Parque Municipal Jacques Cousteau
Rua Augusto José dos Santos, 366 – Betânia
Entrada gratuita – Terça a domingo, das 7h às 18h


Foto: Celso Santa Rosa

Localizado no Betânia, o Parque Jacques Cousteau oferece a seus visitantes um contato rico com a natureza. Dono de uma enorme variedade de árvores que rendem deliciosos frutos, como manga e jabuticaba, o local é um ótimo exemplo de como o meio ambiente deve ser valorizado. Antes de sua criação, o espaço era utilizado como um depósito de lixo. Hoje, tudo é diferente. Uma das principais opões de lazer é a trilha ecológica, caminhada simples que pode ser feita pelos visitantes, e suas várias nascentes.

Parque Ecológico da Pampulha
Av. Otacílio Negrão de Lima, 6061 – Pampulha
Entrada gratuita – Terça a domingo, das 8h30 às 18h
(A entrada ao Parque é permitida até uma hora antes do seu fechamento)

Inaugurado em 2004, o Parque Ecológico da Pampulha se tornou, em pouco tempo, um dos grandes atrativos de BH. Não bastasse estar na região mais charmosa da capital, o local reserva boas opções para quem curte atividades ao ar livre e perto da natureza. Com ampla área verde, o Parque Ecológico é ideal para a prática esportiva e de entretenimento como andar de bicicleta, soltar pipa, fazer piqueniques em frente ao espelho d’água e montar slackline.

Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni
Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1022 - Cidade Nova
Entrada gratuita - Terça a domingo, das 7h30 às 18h

Conhecido como Parque da Cidade Nova, o espaço surgiu há quase 30 anos, fruto dos esforços dos moradores locais. Hoje em dia, é um espaço de calmaria próximo à movimentada Avenida José Cândido da Silveira, na altura do bairro Cidade Nova. Sua vegetação é exótica, o que atrai aves de espécies diversas. Para os visitantes, as principais atrações são: a área de brinquedos, o teatro de arena e uma biblioteca mantida pela própria comunidade. Para quem gosta de relaxar, é só sentar debaixo de uma árvore a aproveitar os sons da natureza para ler um livro e distrair.

Parque das Mangabeiras
Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras
Entrada gratuita - Terça a domingo, das 8h às 17h


 Foto: Arquivo PBH

Ok, o Parque das Mangabeiras não é novidade para nenhum belo-horizontino. Mas, você já tentou conhecê-lo a fundo? O local tem a maior área verde de BH e guarda trilhas para quem tem o espírito aventureiro ou apenas gosta de caminhar em meio à mata nativa e aos animais silvestres, respirando ar puro e admirando belas paisagens. Se quiser fazer um piquenique, procure a Ilha do Passatempo, local perfeito para se desligar da correria do dia a dia. O destaque fica bem escondido: a Nascente Cascatinha, uma bonita queda d’água de fácil acesso. Vai um mergulho?

Parque Nossa Senhora da Piedade
Rua Rubens de Souza Pimentel, 750 - Aarão Reis
Entrada gratuita – Terça a domingo, das 8h às 18h

Desde 2008, o espaço arborizado faz parte da comunidade do bairro Novo Aarão Reis, na Região Norte da capital. O local conta com um lago artificial e tem ótimas opções de lazer para as crianças, além de um ambiente calmo para contemplação da natureza. Um dos principais destaques do parque são as séries de equipamentos gratuitos, como quadras esportivas, brinquedos, trilhas ecológicas, pista de skate, caramanchões, áreas verdes para piqueniques e até uma academia ao ar livre. O parque ainda disponibiliza, gratuitamente, redes esportivas para os fãs de peteca e vôlei. 

Por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, para acessar o Parque da Serra do Curral e o Parque das Mangabeiras, é necessário apresentar documento de identidade com foto e comprovante de imunização contra a febre amarela, com data mínima de 10 dias anteriores à visita.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Comentários