FecharX

Instagram cria rede de apoio para ajudar pessoas com ansiedade e depressão

A nova ferramenta da rede social facilita o contato do usuário com Centro de Valorização da Vida


Créditos da imagem: Amanda Santos
Main instagram noticias
Redação Sou BH
19/03 às 17:12
Atualizado em 19/03 às 17:12

Após ser considerada uma das redes sociais mais nociva à saúde mental para os jovens, pela pesquisa da Sociedade Real para Saúde Pública (RSPH), do Reino Unido, o Instagram criou uma nova ferramenta para dar apoio a pessoas com ansiedade e depressão.

A pesquisa mostra que o uso das redes sociais está ligado ao aumento das taxas de ansiedade, depressão e distúrbios do sono e que as redes são mais viciantes do que álcool e cigarro. 

Seguindo um indicativo da própria pesquisa, o Instagram criou uma nova ferramenta para auxiliar pessoas que sofrem com ansiedade ou depressão. Basta o usuário pesquisar as tags 'depressão' e 'ansiedade' na procura para que a rede o direcione para uma espécie de central de apoio. 


Ao clicar em 'Obter Apoio', o usuário vai para o campo 'Podemos Ajudar?'. Lá, é possível escolher três alternativas. A primeira é 'Fale com um amigo', onde o aplicativo sugere uma conversa com alguém que a pessoa tenha afinidade. O segundo é o 'Falar com um voluntário da linha de apoio', onde o Instagram mostra os contatos do Centro de Valorização da Vida (CVV), especializado em ajuda emocional gratuita. 


A última opção é 'Receba dicas e apoio', onde a rede oferece ideias simples e práticas para aliviar os sintomas de ansiedade. Entre as alternativas estão 'acalme os ânimos' e 'apenas relaxe'.