FecharX

Como escolher a escola ideal para seu filho?

Veja algumas dicas para ajudar na escolha, que desperta tantas dúvidas nos pais


Créditos da imagem: Chinnapong/Shutterstock.com
Main 201057 fbfoto mat%c3%a9ria 2 escola
Redação Sou BH
18/12/18 às 16:19
Atualizado em 11/02 às 16:19

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

O fim do ano letivo se aproxima, e está na hora dos pais reservarem uma vaga na instituição atual ou buscarem uma nova escola para os filhos. Mas, o que é preciso considerar na hora de fazer essa escolha? A proposta pedagógica, os valores, a estrutura física, a segurança e a sintonia com as necessidades da família são alguns aspectos a serem colocados na balança.

Prioridades e pesquisa

Que fatores você considera essenciais em relação à escola ideal para os seus filhos? Atender a necessidades educacionais específicas? Estar perto de casa? Ficar dentro do orçamento? Definir prioridades é o primeiro passo para nortear a busca pela escola que mais se aproxime dessas necessidades e das expectativas da família.

Tendo em mente quais são os objetivos, é importante conhecer bem as características das instituições consideradas.

Informe-se

Busque referências. Pesquise sobre a escola, visite pessoalmente para conhecer de perto o espaço, metodologia de ensino e rotina. Informe-se sobre a reputação e converse com outros pais para pedir opiniões. Essa também é uma forma de conhecer as famílias que frequentam a escola e que vão conviver com seu filho.

Estrutura física e recursos

Analise o ambiente — salas de aula, biblioteca, laboratórios, área de convivência —, observando a segurança do espaço, limpeza, acessibilidade, organização e conservação. Avalie a qualidade dos alimentos oferecidos aos alunos. Também conheça materiais pedagógicos e tecnológicos, e a equipe multidisciplinar (se possui orientador pedagógico, psicólogo, profissionais de educação inclusiva, por exemplo).

Localização

Considere a localização da escola em relação à sua casa, avaliando o tempo necessário para percorrer esse trajeto, que tipo de transporte seria necessário e como isso pesará no bolso e na rotina da família.

Mensalidade

No caso de optar por uma escola particular, procure saber o que está ou não incluso na mensalidade e se o valor se encaixa nas finanças da família. Busque informações sobre bolsas de estudo e quais são os requisitos para adquirir esse benefício.

Linha de ensino

Consulte o projeto pedagógico e avalie o modelo educacional. Veja se a grade escolar segue o currículo obrigatório determinado pelo Ministério da Educação (MEC) e o que oferece além dessas disciplinas, entre programas, projetos e atividades extracurriculares e esportivas. Informe-se sobre as regras e diretrizes seguidas pela instituição, para compreender como são conduzidas questões que possam surgir no ambiente escolar, como casos de bullying. Avalie também como é a abertura da escola para o diálogo com os pais e se as reuniões são realizadas em horários adequados à participação das famílias.

Professores

Pesquise a qualificação dos professores e observe como eles interagem com os alunos. Certifique-se de que a instituição atende às exigências quanto ao número de alunos por sala. No caso da educação infantil, o MEC recomenda um professor para cada grupo de 6 a 8 crianças, com idade até 2 anos; 15 crianças de 3 anos; ou 20 crianças de 4 a 6 anos.

Carga horária

Considere a carga horária trabalhada pela escola, se a instituição oferece período integral ou meio período, e se os horários se adequam à rotina dos pais. No caso de tempo integral, entenda qual a metodologia é aplicada nesse período a mais que o aluno passa na escola. 

Texto: Thaís Guimarães de Lima / Design: Alex Mendes

Fonte: Ministério da Educação, Health Children, Enciclopédia Sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância, Filhos de 2 a 10 anos de idade - Sociedade Brasileira de Pediatria, 2011

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Comentários