FecharX

Seu veículo também precisa de cuidados especiais no inverno

O Sou BH e a Proauto se uniram para falar do que poucos se atentam: as preocupações necessárias com o carro em períodos de baixa temperatura


Créditos da imagem: Montypeter / Shutterstock.com
Main capa   por montypeter   shutterstock
Redação Sou BH
18/07 às 15:30
Atualizado em 18/07 às 15:30

Especial publicitário - Este material é patrocinado* 

Quando o inverno chega e as temperaturas despencam, é necessário tomar alguns cuidados com o carro. O frio pode trazer complicações para a rotina diária. Assim como as vezes não temos vontade de sair da cama, é comum o automóvel também apresentar certa lentidão na hora de “trabalhar”. Mas, sem alarde: não é nada que as dicas que Sou BH e a Proauto não possam contornar. Veja dicas úteis para cuidar com carinho e eficiência de seu veículo, durante a atual estação do ano.

Ar-condicionado e fluidos merecem atenção especial. Quando a intensidade do frio “aperta”, é natural passarmos um bom tempo sem ligar o ar-condicionado. Porém, o abandono do dispositivo faz com que as borrachas de vedação fiquem ressecadas e a tubulação seja danificada. Assim, é importante ligar o ar toda semana, por pelo menos 10 minutos, para que dessa forma o gás possa circular pelos tubos e, consequentemente, lubrifique as borrachas.

Combustível flex: fique de olho. Carros flex, ao serem abastecidos com etanol, podem ter como consequência um tempo maior até que o veículo responda na aceleração ideal. Inclusive, é fundamental que a manutenção do sistema de partida a frio esteja em dia, pois é ele o recurso que entra em ação quando a temperatura ambiente é inferior a 15ºC. Outra dica é sempre verificar a gasolina do tanquinho de partida a frio. Se ela estiver velha ou baixa, o poder de queima é fragilizado e, assim, o etanol não consegue atingir a temperatura suficiente para gerar a combustão no motor do veículo.

A bateria ameaçou falhar? Cheque e, se necessário, troque de imediato. Uma das dificuldades para um automóvel, em períodos de inverno, é o fato de ser mais comum a bateria arriar, pois é necessário ocorrer uma reação química em seu interior, para que haja a produção de energia. Com baixas temperaturas, o processo apresenta limitações, em virtude da ausência de calor. Pintou a dúvida? Vá ao mecânico e confira a carga. E lembre-se: componentes como rastreadores, rádios, alarme e a central de injeção não desligam nunca, permanecendo em stand by e consumindo a bateria.

Pintou o congestionamento? Nada de ligar e desligar o carro, em época de inverno. Engarrafamentos não respeitam a estação do ano. Logo, a correria e o caos no trânsito são as consequências mais frequentes. Quem acelera mais nesses momentos, pela impressão de que está gastando mais combustível, vez o outra opta por ligar e desligar o carro no congestionamento, imaginando ter vantagem de preservação do combustível nesse procedimento. Porém, esse é um mito. A cada virada de chave, o motorista está exigindo mais de todo o sistema e, dessa forma, sobrecarregando todas as peças.

Atente-se a calibragem dos pneus. Com o tempo frio, os pneus acabam afetados em sua pressão e podem rodar parcialmente murchos. Isso aumenta o consumo de combustível e os seus gastos. Sempre que for abastecer, verifique se a calibragem está correta de acordo com o número fornecido pelo fabricante. Além disso, como as ruas e estradas ficam mais úmidas por conta do mau tempo, se o pneu estiver careca, há o aumento do risco de derrapagem.

Palhetas de limpeza do para-brisa. Como são feitas de borracha, as palhetas ressacam com mais facilidade por conta do tempo frio. O ressecamento influencia diretamente na limpeza dos vidros, podendo causar riscos e sujeiras. A troca das palhetas deve ser realizada de três em três meses, normalmente. Consulte o fabricante para saber se o período não é diferente.

Mesmo seguindo todas as dicas, a tecnologia pode ser uma caixinha de surpresa. Lembre-se: uma boa proteção veicular pode ser o diferencial para que você tenha a segurança de seu carro preservada. Acompanhe essas e outras dicas do Sou BH e da Proauto, sobre veículos, semanalmente em nosso portal.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Tags:
  • proteção veicular
  • sou bh
  • proauto
  • bh
  • cuidados automotivos
Comentários

Comentários