FecharX

Represa Várzea das Flores será interditada durante o carnaval

A ação tem o objetivo de preservar a lagoa e evitar danos ambientais na estrutura que fica entre Betim e Contagem


Créditos da imagem: Arquivo Copasa
Main barragem
Redação Sou BH
25/02 às 09:00
Atualizado em 25/02 às 09:00

A Copasa vai interditar a orla da represa Várzea das Flores, que fica entre Betim e Contagem, durante o carnaval. A medida, que ocorre desde 2015, proíbe a prática de esportes náuticos e a realização de eventos festivos no local.

A ação acontece entre os dias 2 e 5 de março e tem o objetivo de preservar a lagoa e evitar danos ambientais que prejudiquem o abastecimento público da Região Metropolitana de BH (RMBH). Para isso, durante os dias de carnaval todos os acessos à represa serão fechados e fiscalizados.

Este ano, a medida se tornou ainda mais importante em razão do rompimento da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho, que motivou a interrupção da captação de água do rio Paraopeba, em operação desde 2015.

A represa Várzea das Flores, situada entre os municípios de Betim e Contagem, é um dos cinco mananciais que compõe o sistema integrado de abastecimento metropolitano. Com uma extensão de 550 hectares e uma produção diária de 1400 litros de água por segundo, a represa é responsável pelo fornecimento de água que abastece parte das cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, esmeraldas, Ibirité, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa e Vespasiano.

Tags:
  • riscos ambientais
  • preservação
  • interdição
  • represa
  • contagem
  • betim
Comentários

Comentários