FecharX

Proauto explica o que você precisa saber sobre a nova placa padrão Mercosul

Novo modelo oferece mais segurança aos motoristas, pois dificulta fraudes e clonagens dos automóveis


Créditos da imagem: Rovena Rosa / Agência Brasil
Main capa rovena rosa   ag%c3%aancia brasil  2
Redação Sou BH
27/06 às 11:00
Atualizado em 27/06 às 11:00

Especial publicitário - Este material é patrocinado* 

Você já deve ter se deparado com vários carros com placas diferentes por aí, certo? Em setembro do ano passado, foi lançado o modelo da nova placa Mercosul, que, segundo as autoridades, é mais segura, já que dificulta fraudes e clonagens. Mas, não precisa se desesperar, a novidade ainda está passando por ajustes técnicos, portanto, a data limite para o início da implantação passou para o fim do ano. Então, ainda não há obrigatoriedade para fazer a alteração, já que a data oficial para essa transição ainda está sendo discutida.

Em alguns estados, a nova placa já está sendo introduzida. Apesar de Minas Gerais ainda não fazer parte dessa lista, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), explicou que a implantação do novo modelo, quando estiver valendo, vai ser feita de forma “natural”. Ou seja, veículos zero quilômetros vão receber a placa Mercosul ao fazer o primeiro emplacamento. Os automóveis que passarem por troca de município ou propriedade também recebem a nova placa.  “Ninguém vai ser obrigado a trocar de placa. Os carros que estão com as placas antigas, permanecem. Os carros novos é que terão a placa nova. Não vai ter ônus adicional”, afirmou o diretor do Denatran, Jerry Dias.

A nova placa

O novo padrão vai ter o fundo branco e a combinação de quatro letras e três números, LLL NLNN, com novas cores das fontes para distinguir os tipos de veículos. Preta para os automóveis de passeio, vermelho para comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para diplomáticos e prateado para os automóveis de colecionadores.

A nova placa não vai ter identificação de estado ou cidade, mas ficará estampado o brasão do brasil e um QR Code com informações mais precisas.

*Com informações da Agência Brasil

**O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Comentários