FecharX

Prefeitura oferece serviço gratuito de coleta de entulhos

Equipamentos de coleta serão espalhados em diversos pontos da capital


Créditos da imagem: Divulgação / SLU
Main 212334 45442956935 121fae4324 k
Redação Sou BH
21/12/18 às 19:54
Atualizado em 01/02 às 17:47

Não sabe o que fazer com os entulhos parados na sua casa? A Prefeitura de Belo Horizonte está recolhendo, gratuitamente, entulhos e outros tipos de resíduos. De segunda a sábado, 33 pontos de coletas espalhados pela capital vão receber o material com o intuito de deixar a cidade mais limpa.

Os equipamentos do programa Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes, recebem, por viagem, o limite diário de 1m³. Entulho, resíduos de poda e terra, pneus, colchões e móveis velhos poderão ser descartados nos pontos de coleta. 

As u
nidades, mantidas pelo prefeitura por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), recolhem por volta de 140 mil toneladas de resíduos, ou seja, mais de 11 mil toneladas, por mês. Entretanto, os pontos não podem receber nenhum tipo de lixo doméstico, sacolão, resíduos industriais, de serviços de saúde ou animais mortos.

Todo o material coletado é separado em caçambas e recolhido regularmente. Após uma triagem de recicláveis e rejeitos, realizada no próprio aterro sanitário, parte dos resíduos vai para uma das duas Estações de Reciclagem de Entulho da Prefeitura, onde é transformada em produtos recicláveis.

O gerente regional de Infraestrutura Urbana Barreiro, Johnny Júnior Borges, alerta para a necessidade de se respeitar as normas dos equipamentos. “É importante que a população não descarte lixo do lado de fora das unidades quando elas estiverem fechadas, pois um comportamento assim compromete, de maneira drástica, o funcionamento do projeto, uma vez que nos esforçamos para que os pontos de recebimento permaneçam organizados e com uma boa aparência para o bem-estar dos próprios usuários."
 
Além da preservação e da limpeza da cidade, a iniciativa também contribui para a diminuição de enchentes com o descarte correto de entulhos e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e de outros vetores de doenças.

Os endereços das unidades e 
suas normas de funcionamento podem ser acessados no site da PBH.

Comentários