FecharX

Projeto Caminhar faz avaliações físicas em pistas de caminhada

Ações como medição de peso, pressão e outros testes fazem parte do Programa Caminhar


Créditos da imagem: Divulgação/PBH
Main 210229 smel pbh caminhar
Redação Sou BH
09/01 às 10:44
Atualizado em 01/02 às 17:00

O cronograma de atividades de 2019 do Programa Caminhar começa nesta terça-feira (8). Uma equipe vai fazer avaliações físicas a quem estiver praticando exercícios na pista de caminhada da avenida Risoleta Neves (Via 240), próximo ao Centro de Referência de Assistência Social Novo Aarão Reis, na região Norte de BH. 

Das 7h às 9h30, serão realizadas medições de peso, pressão arterial e circunferência abdominal, cálculo de Índice de Massa Corporal, além de testes cardiorrespiratórios e prova de flexibilidade que permite mensurar o nível de capacidade do indivíduo na execução de movimento com os braços e as pernas. Após a realização dessas avaliações, os caminhantes serão orientados sobre a forma mais segura e adequada de praticar atividades físicas, de modo a potencializar os benefícios.


As atividades do programa Caminhar são realizadas em nove pistas de caminhada, em todas as regionais da cidade A equipe, composta por profissionais e estudantes de educação física, presta atendimento em cada uma das pistas duas vezes ao mês. Veja abaixo o cronograma de atividades para 2019 e os locais de atendimento.
O Caminhar é desenvolvido também nas escolas municipais, onde são realizadas atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da atividade física para a manutenção da saúde. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.


Locais de atendimento

Centro Sul: Barragem Santa Lúcia, próximo ao Centro de Saúde;
Leste: Av dos Andradas (esquina com Av. Mem de Sá), próximo à barraca de coco do Baiano;
Nordeste: Av. Bernardo Vasconcelos, próximo ao número 780, equina com a rua N. Sra. da Paz, próximo a escolinha de futebol. 
Noroeste: Via Expressa - Praça das Jabuticabeiras (antigo Cercadinho);
Norte: Av Risoleta Neves, Via 240, próximo ao CRAS Novo Aarão Reis;
Oeste: Av. Silva Lobo, s/nº - Praça da Saúde, em frente ao Hospital da Unimed;
Pampulha: Avenida Otacílio Negrão de Lima - Mirante do Biguá, próximo à portaria do PIC. 
Venda Nova: Av. Vilarinho, próximo ao nº 5.391, em frente à Escola Municipal Pedro Guerra.
Barreiro: Rua Eduardo Cândido dos Reis, esquina com Av. Senador Levindo Coelho;

Com PBH

Comentários