FecharX

Economizar e fazer exercícios são as metas dos belo-horizontinos para 2019

Coach dá dicas para você se planejar e não sabotar os planos ao longo do ano


Créditos da imagem: Arquivo Agência Brasil + Divino Advincula/PBH
Main 180317 page
Redação Sou BH
04/01 às 10:13
Atualizado em 01/02 às 17:37

Ano novo, vida nova e muitos planos para colocar em prática, não é mesmo? Para entender as expectativas dos belo-horizontinos, o Sou BH e a Opinion Box, perguntaram como será o 2019 de cada um. O que as pessoas mais desejam mudar? 

Para a maioria, o cenário é positivo e animador: mais de 80% dos entrevistados acreditam que esse ano será melhor que 2018, até porque 60,5% não cumpriram todas as metas propostas no ano passado. 


E muita gente já pretende iniciar os planos nesta primeira semana do ano: 76,63%. Os demais vão aguardar ter dinheiro (10,05%); esperar o Carnaval passar (8,04%) ou quando sobrar tempo (5,28%).

A psicóloga e coach Ana Leite explica que o principal é ter um propósito na hora de traçar as metas. “É preciso montar um plano de ação para conseguir alcançar o objetivo. A gente faz mil planos no início do ano, mas como vamos executar tudo isso? E se não existe um propósito, por que você vai correr atrás para realizar essa meta?”.

Para ajudar quem quer colocar os projetos em prática a não desistir no meio do caminho, a coach listou sete dicas importantes. Confira!

1 – É preciso escolher metas viáveis e estar preparado para os sacrifícios. Não dá para guardar dinheiro, por exemplo, se você tem 100% da renda comprometida;

2 - Depois é necessário estabelecer prazos para concluir a meta, e não pra começar. Porque quando você cria um plano, a ideia é colocar em prática o quanto antes;

3 – Defina como cada meta será alcançada. Como fazer o que você pretende? 

Ex:

Quero emagrecer, então, vou me matricular na academia e ir três vezes por semana, no horário da manhã.

Vou guardar dinheiro. Todo mês vou colocar na poupança 5% da minha renda.

Vou viajar. Quando? Estabeleci um prazo e vou começar a economizar para a viagem.

4 – Qual o propósito dessa meta? Tenha claro o seu objetivo para não perder a motivação para alcançá-lo;

5 – Defina quem são as pessoas que vão te ajudar a cumprir a meta. Uma rede de suporte faz com que o processo fique mais fácil;

6 – Qual o indicador você vai estabelecer para perceber que está evoluindo? Defina um critério e faça análises periódicas para ver se ele está sendo cumprido;

Ex: 

Perder 1 kg por mês

Guardar R$ 100 por semana

7 – Identificar o que pode sabotar seus planos; a partir do momento que você tem consciência do que te atrapalha você se monitora. 

Comentários