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Veja como não cair no golpe da troca de cartão durante o carnaval

Golpistas aproveitam desatenção do folião, em meio às multidões, nesta época


Créditos da imagem: Daniele Franco
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Redação Sou BH
14/02 às 12:19
Atualizado em 03/03 às 21:43

Nem só de alegria é feito o carnaval... Pessoas de má-índole aproveitam a confusão das multidões para aplicar golpes nos desatentos durante as festas. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) alerta os foliões para uma prática comum neste período, a troca de cartão. 

Funciona assim: o golpista, atuando como vendedor ambulante, entrega a máquina para o cliente digitar a senha do cartão. Ele se aproveita de um momento de distração do comprador, ou usa algum truque e desvia sua atenção, para que a pessoa insira, por engano, a senha no campo destinado ao valor da compra, permitindo que o bandido tenha acesso a essa informação. Ainda aproveitando a falta de atenção do comprador, ele troca o cartão e devolve um similar, muitas vezes do mesmo banco, no meio da confusão, a troca só é percebida tempos depois.            

Segundo a Febraban, a principal forma de evitar golpes como esse é redobrar a atenção ao realizar compras, independentemente do lugar. “Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita. Isso não pode acontecer. Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos”, alerta Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes, da Febraban.   

Outro golpe comum nesta época do ano é o da dupla operação ou do valor errado. Nele, o bandido finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outro equipamento e cobra, novamente, o valor. O prejuízo só é percebido quando a vítima olha o extrato do banco. 

Em situações como essa, a orientação é sempre pedir e conferir o recibo para ter certeza que a cobrança não foi realizada. “Se algo der errado, é sempre possível pedir para cancelar a operação imediatamente”, explica Volpini.        

Veja as orientações para não cair em golpes:

- Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;

- Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo.

- Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima;

- Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;

- Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;

- Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra; 

- Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, aumentando, assim, a chance de identificar uma transação fraudulenta;

- Nenhum banco envia alguém até a sua residência para retirar um cartão de débito ou crédito;

- Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto. 

Acompanhe a cobertura do carnaval de Belo Horizonte no Sou BH com patrocínio do banco BS2 e apoio da Claro.

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