FecharX

Comissão da Verdade lança biblioteca online em parceria com a UFMG

A plataforma vai liberar o acesso a cerca de cinco mil documentos utilizados pela comissão


Créditos da imagem: Acervo Projeto República/UFMG
Main 135047 acervo2
Redação Sou BH
04/01 às 18:25
Atualizado em 01/02 às 17:42

A Comissão da Verdade de Minas Gerais (Covemg) vai disponibilizar cerca de cinco mil documentos utilizados para a construção do relatório final de investigação na nova Biblioteca Covemg Online. A ação foi coordenada em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG

A biblioteca online é organizada em 13 comunidades, em que os documentos são dispostos de acordo com categorias como: Comissão da Verdade em Minas Gerais – história e atuação, Mortos e Desaparecidos e Tortura e Violência Institucional.

A professora da Escola de Ciência da Informação e coordenadora do projeto, Maria Guiomar da Cunha, salienta a importância de se disponibilizar esses arquivos ao acesso público de forma organizada: “A biblioteca online atua em três frentes: ela é útil para pesquisas em diversas áreas, serve como prova documental para futuros processos de responsabilização de crimes da ditadura e promove a educação em direitos humanos”.

Os documentos estão disponíveis no site da Covemg. O trabalho da Comissão da Verdade de Minas Gerais pode ser acompanhado pelo Facebook.

Comissão da Verdade

Instituída em 2013, a Comissão da Verdade de Minas Gerais investigou, por quatro anos, as violações aos direitos humanos ocorridas no estado de 1946 a 1988, e mais especificamente durante o período ditatorial. A pesquisa extensa contou com ampla participação da comunidade da UFMG. O relatório final, com quase duas mil páginas, foi entregue à Universidade em fevereiro e está disponível online para acesso gratuito. 

Comentários