FecharX

5 curiosidades sobre a Primavera que talvez você não saiba

Hoje se inicia a estação mais florida do ano e te contamos um pouquinho mais sobre o período



Créditos da imagem: Antonio Salaverry/shutterstock
Main destaque antonio salaverry
Redação
22/09 às 09:28
Atualizado em 22/09 às 09:28

O friozinho se despede de vez do hemisfério sul e hoje, dia 22 de setembro, damos boas-vindas à estação mais florida do ano: a primavera! Na capital mineira, por exemplo, já é possível ver belos ipês tomando conta da cidade, isso por que a árvore é uma das várias espécies que passa pela floração nessa época do ano.

A primavera, do latim primo vere (primeiro verão) é a estação que antecede o verão, e é caracterizada por temperaturas mais amenas, desabrochamento de diversas flores e aumento da umidade do ar. Além disso, o período possui algumas curiosidades, principalmente no Brasil, que talvez você não conheça. Veja!

  1. Os dias e as noites têm a mesma duração na primavera! Isso se deve a um fenômeno conhecido como equinócio de primavera. Basicamente, durante o período, o sol bate diretamente na linha do Equador, fazendo com que ele ilumine os dois hemisférios igualmente.
  2. No Brasil, onde as estações do ano não são muito bem definidas, com a chegada da primavera uma coisa é clara: as chuvas aumentam consideravelmente em boa parte do país.
  3. As regiões Sudeste e Centro-Oeste são as que mais têm chuvas intensas e frequentes durante a primavera!
  4. Até os animais apresentam mudança de comportamento nessa estação. Muitos que estavam em período de hibernação no inverno saem durante a primavera. Beija-flores e abelhas também aumentam suas atividades.
  5. Além dos ipês, que florescem entre agosto e setembro (os amarelos) e de setembro a outubro (os brancos), flores como girassol, orquídea, rosas, hibisco, hortência e várias outras também desabrocham nessa época.
Tags:
  • sou bh
  • Primavera
  • 2020
  • setembro
Comentários

Comentários