FecharX

Cidades mineiras se organizam para o carnaval

Abaeté e Pompéu já têm atrações confirmadas para a folia


Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 191629 carnaval
Cidades se preparam para receber os foliões em uma grande festa
Redação Sou BH
08/11/14 às 15:01
Atualizado em 01/02 às 18:02

Em 2015, a terça-feira de Carnaval será no dia 17 de fevereiro. E, como já é tradição em Minas, diversas cidades se preparam para receber os foliões em uma grande festa. Pompéu e Abaeté já estão com atrações garantidas, enquanto Diamantina e Ouro Preto entram no clima com suas ruas e ladeiras que têm muita história para contar. BH também não fica de fora e alguns grupos já colocam o “bloco na rua” em ensaios e festas especiais.

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre o carnaval mineiro? Nós contamos um pouquinho do que acontece por aqui. Vem!

Pompéu

A cidade é referência quando o assunto é carnaval. Há 175 km de BH (cerca de 2 horas e meia de viagem), a pequena cidade respira diversão e agitação nos dias de folia. Para 2015, as atrações confirmadas são Tomate, Monobloco, Molejo e Os Hawaianos, além do tradicional Bloco Reduto.

Dica: vale destacar que a cidade conquistou a fama de realizar um dos melhores carnavais de Minas Gerais.

Abaeté

Pronto para “segurar o tchan”? Sim! No Abaeté Folia é possível descer até o chão com o grupo É o Tchan, além de ser embalado pelas canções de Gusttavo Lima e a energia de MC Guime.  Abaeté está há quase 180 km de distância da capital mineira (mais ou menos 2 horas e 45 minutos), e é um dos destinos preferidos para quem quer pular carnaval.

Dica: o site oficial da festa sugere lugares para os foliões ficarem durante os cinco dias de festa. Vale conferir.

Ouro Preto

As ladeiras cheias de histórias atraem cada vez mais foliões para a cidade. Localizada há 97 km de BH (é bem rapidinho: cerca de 1 hora e 20 de carro), Ouro Preto é famosa pelas repúblicas e os blocos de carnaval estudantis e centenários. A festa atrai pessoas de todo o tipo, unidas em um único propósito: a diversão.

Dica: várias repúblicas fazem pacotes para receber foliões. A cidade também é rodeada por pousadas e hotéis, mas vale fazer a reserva com antecedência, ou o folião corre o risco de ficar sem hospedagem.

Diamantina

Sambô, Jota Quest, Biquini Cavadão, Inimigos da HP e Wilson Sideral são algumas das atrações já confirmadas para a folia em Diamantina. Tradicional em Minas, a cidade é berço da Bartucada e Bat-Caverna, sensações do carnaval há anos. A cidade é a mais distante da capital mineira: 298 km, que somam cerca de 3 horas e 40 minutos de viagem.

Dica: pelo site oficial do evento, os foliões podem comprar seus abadás. Alguns lotes já estão esgotados. É melhor correr!

Belo Horizonte

Os bloquinhos de carnaval e os desfiles das escolas de samba são as grandes sensações da capital mineira. Então, Brilha!, Chama o Sindico e Baianas Ozadas são apenas alguns blocos que vão para rua com muita cor e energia para fazer a alegria da folia. Além disso, anualmente, a Praça da Estação se transforma na “Sapucaí Mineira”, com desfiles das escolas de samba da capital.

Dica: os bloquinhos começam a sair para a rua antes mesmo do início da folia. Vale a pena ficar de olho nas redes sociais. Normalmente, elas informam os horários e locais até de ensaios, convidando o público a participar da festa nas ruas.


Comentários