FecharX

Baianas Ozadas prometem carnaval inesquecível

Um dos mais expressivos blocos de carnaval de BH pretende levar 30 mil para as ruas


Créditos da imagem: Divulgação-Facebook
Main 113423 baianas ozadas
Bloco Baianas Ozadas promete fazer carnaval animado e de paz
Redação Sou BH
15/12/14 às 09:18
Atualizado em 01/02 às 18:03

Por Camila de Ávila, jornalista do Sou BH

Como disse Caetano Veloso na canção “Deixa Sangrar”, deixa o carnaval passar... E é isso que o bloco carnavalesco Baianas Ozadas faz, desde 2012, na capital mineira. Com muito confete, purpurina, festa e o principal, música, o grupo faz do carnaval de BH um dos mais animados e divertidos.  E você? Está como Chico, se “guardando para quando o carnaval chegar”?

Segundo Renata Andrade, uma das idealizadoras do bloco, a ideia inicial era brincar o carnaval.  “Em 2012, eu e um grupo de amigos estávamos participando da programação pré-carnavalesca da cidade, quando um deles convocou a turma para sair vestidos de baianas. O carnaval já estava bem aquecido em BH. Nós só fomos mais um grupo na onda de carnavalizar BH”, conta.

Fundado por baianos residentes em BH, o bloco não contabiliza os integrantes. “Acreditamos que todos que se proclamam baianas, sejam mesmo. O público do Baianas é bem diverso”, explica Renata. O diferencial do bloco, é que eles sempre cantam músicas de compositores baianos. “Em 2013, o homenageado foi o Luiz Caldas, em 2014, o centenário de Caymmi. Para 2015, ainda é surpresa”, faz mistério.

Renata afirma ainda que o carnaval de BH está crescendo e por isso, para 2015, o bloco acredita que terá cerca de 30 mil foliões. “O carnaval de BH é a afirmação de que o espaço público deve ser ocupado pela população”, diz. Para ela, as autoridades e a própria população já perceberam que Belo Horizonte tem carnaval e abraçaram essa ideia. “Com o aumento da cobertura da mídia tradicional e também com o boca a boca, o carnaval de rua ganhou mais adeptos e, claro, os blocos aumentaram seu público. No caso do Baianas, acredito que as pessoas se identificam com o repertório, com o figurino”, ressalta.

O bloco acaba de criar um financiamento coletivo para, de acordo com Renata, proporcionar uma melhor sonorização no carnaval. “A banda do bloco, que contém 11 integrantes, já existe desde 2013 e fazemos diversos shows durante todo o ano, inclusive fora de BH”, conta.

Para o Carnaval 2015, a bateria do Baianas Ozadas vem mais afinada e afiada. “Promovemos oficinas o ano inteiro”, explica. A torcida é para que o bloco consiga um sistema de som à altura da festa que promete fazer. “Todos nós esperamos uma festa na qual a alegria e o respeito prevaleçam”, conclui Renata.


Comentários