FecharX

Museu oferece aula gratuita sobre barragens

O público vai poder tirar dúvidas e saber mais sobre os tipos, os processos e os riscos das barragens no Brasil


Créditos da imagem: Leonardo Mercon/shutterstock.com
Main leonardo mercon shutterstock.com
Redação Sou BH
12/03 às 18:15
Atualizado em 14/03 às 20:14

Quem quer entender melhor como funcionam as barragens e quais são as possíveis causas e problemas que levaram aos acidentes recentes em Minas, pode acompanhar um aula gratuita, no Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau). O evento acontece nesta quinta (14), às 19h30. 

O engenheiro civil e professor do Centro Universitário Newton Paiva, Márcio Augusto de Lima, vai esclarecer dúvidas e compartilhar informações sobre a construção, o processo, os cuidados e os fatores de risco que envolvem as barragens. O encontro faz parte do CoMciência, projeto de divulgação científica do Museu. 

Assunto atual

No dia 25 de janeiro deste ano, a cidade de Brumadinho foi surpreendida com o rompimento de uma barragem na Mina Córrego do Feijão, administrada pela Vale do Rio Doce. Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, 200 pessoas morreram e outras 108 seguem desaparecidas.

Há três anos, o distrito Bento Rodrigues, em Mariana, também passou por uma tragédia ambiental com o rompimento da barragem de Fundão. O incidente deixou 19 mortos e ainda acabou com 11 toneladas de peixes que viviam nos rios atingidos pelos rejeitos de mineração. 

Comentários