FecharX

Comemorar ou refletir? Hoje é dia do Meio Ambiente!

Debate sobre o a situação ambiental nunca foi tão urgente


Créditos da imagem: Priscila Donela
Main priscila doneda
Redação Sou BH
05/06 às 15:46
Atualizado em 05/06 às 15:46

O Brasil é um dos principais países nas pautas internacionais sobre a preservação do meio ambiente. Rico em biodiversidade, nosso território abriga a maior extensão de floresta tropical do mundo e 12% das reservas de água doce. Mas a cada ano, a situação se torna mais crítica. Centenas de espécies de animais e vegetais já entraram em extinção, os rios estão secando, os índices de chuvas estão desequilibrados, e a sensação térmica é de que está cada vez mais quente.

O ar das metrópoles está poluído, o que está diretamente ligado ao crescimento das doenças pulmonares e respiratórias da população. A falta de um bioma equilibrado não afeta isoladamente as florestas, mas a vida nas cidades. É hora de repensar o que foi destruído e vislumbrar um futuro mais sustentável. E é isto que o dia de hoje propõe, o debate e a reflexão. O 5 de junho, dia Dia Mundial do Meio Ambiente foi institucionalizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.

O descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o desmatamento, o desmedido uso de combustíveis fósseis e o desperdício de água são um dos problemas mais gritantes que a humanidades precisa enfrentar.

Referência não apenas pela beleza, a supermodelo Gisele Bündchen é embaixadora da boa vontade da ONU para o meio ambiente e sempre fala sobre a importância dos pequenos cuidados em prol do coletivo. Recentemente, ela divulgou que sua floresta, que leva o nome da modelo, já possui mais de 25.500 mudas de 100 espécies diferentes para recuperar mais de 15 hectares de Mata Atlântica. O objetivo é ajudar a melhorar a qualidade das águas dos rios e lagos nas regiões de Campinas e Bahia. A floresta Gisele Bündchen foi criada em 2008 pela celebridade.

Em Minas Gerais, o Dia Internacional do Meio Ambiente é celebrado com o lançamento da “Lista de Adotantes”. O Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA) da Polícia Civil do estado de MG construiu um banco de dados de pessoas interessadas em adotar animais vítimas de maus tratos, resgatados nas operações do setor.

Comentários